Cachorro Chorando: o que pode ser e como identificar?

Você sabia que choramingar é uma forma do seu cãozinho se comunicar? O choro é uma forma de interagir com os tutores para indicar que algo está acontecendo. No entanto, entender os motivos não é uma tarefa tão simples assim. Para muitos tutores, cachorro chorando sem motivo aparente pode ser desconcertante, mas pode ter um motivo e nós vamos te ajudar a encontrá-lo!

O choro pode ser uma maneira de dizer que estão doentes, com medo ou que simplesmente precisam de atenção. No post de hoje você vai conhecer algumas causas do porquê os cachorros choram e como identificar. Então, pegue papel e caneta e anote todas as dicas. Vamos lá?

O que pode ser quando o cachorro não para de chorar?

Afinal, cachorros choram apenas para chamar atenção? Muitas pessoas pensam que esse comportamento é um capricho dos peludos e resolvem ignorá-los ou até mesmo puní-los. Mas, uma coisa podemos afirmar, essas atitudes são completamente erradas!

Chorar, uivar ou latir são partes da linguagem que os cãezinhos usam para se comunicar. Por isso, nós precisamos dar a atenção que eles precisam, e é claro, entender o que está acontecendo.

menina loira sentada no chão fazendo carinho em um cachorrinho branco e marrom

Os cachorros podem chorar por diversas razões, mas saber exatamente o que eles estão precisando não é uma tarefa tão simples assim. Os filhotes, por exemplo, chorem quando chegam em sua nova casa, afinal, eles estão experimentando um sentimento de solidão e medo diante de uma situação nova e desconhecida.

Se adaptar à nova família leva um tempo, por isso, é importante fornecer segurança e confiança para que essa adaptação seja a mais tranquila possível. Geralmente, o choro dos cachorros adultos indicam medo, necessidade, dor ou emoção. Confira todas as razões:

1. Indicação de dor

Assim como os humanos, os peludos também reclamam quando estão sofrendo com algum mal-estar. É provável que o cachorro chore quando está doente ou com algum tipo de dor, especialmente quando é tocado na área afetada ou quando faz algum movimento.

Como saber se o cão está com dor?

Os tutores devem examinar o animal cuidadosamente, apalpando o corpo para confirmar essa suspeita. Além da vocalização com choros e uivos, alguns sinais como apatia e isolamento, falta de apetite, dorso encolhido, resistência ao caminhar também são comportamentos de um cão com dor.

Neste caso, o ideal seria levar o seu amigo peludo ao veterinário para uma avaliação e buscar o melhor tratamento.

2. Demonstração de medo

Se o seu cachorro está arranhando o chão e chorando, pode ser que ele esteja passando por situações que deixam ele com medo. Um cachorro pode ter esse tipo de sentimento por diversas razões, como barulho, solidão e ansiedade da separação.

Neste último caso, o excesso de apego com o tutor e a falta de independência pode deixar o seu companheiro de quatro patas com medo de você ir embora e nunca mais voltar. Por isso, é fundamental ensinar o seu pet a gerir a solidão e aprender a desfrutar sozinho de brinquedos, se entretendo sempre que você sair.

3. Pedido de atenção

O cachorro também chora quando ele quer chamar a atenção, seja porque está com fome, sede ou precisa sair e dar uma voltinha para se aliviar. Esse tipo de choro é facilmente reconhecido, afinal, assim que a necessidade do pet canino for satisfeita ele fica em silêncio. Uma técnica infalível, não é mesmo?

4. Demonstração de felicidade

Uma boa notícia é que, nem todo choro é negativo, cachorro chorando também pode ser resultado de uma emoção positiva. Um exemplo claro disso é quando chegamos em casa – os peludos ficam eufóricos, correm cumprimentar seus tutores e dão aquela choramingada clássica. E claro, o chorinho acaba quando a saudação termina!

5. Idade avançada

Não podemos deixar de mencionar que, os cachorros idosos também sofrem com uma série de mudanças devido ao processo de envelhecimento físico e mental, e isso é um fator que leva os peludos a choramingar.

Quando isso acontece durante a noite, significa que os padrões de sono deles estão mudando, passando mais tempo dormindo durante o dia. Além disso, problemas de artrose causam muita dor e isso também é uma causa de cachorro chorar muito. Nestes casos, a intervenção de um veterinário é importante para aliviar esses desconfortos.

O que fazer quando o cachorro fica chorando?

Lembre-se, reprimir cachorro chorando não resolve! A única maneira de buscar uma solução é investigando as possíveis causas do problema. No caso dos filhotes, verifique o local onde ele está.

Talvez um cantinho confortável e ambiente calmo possa deixar ele mais tranquilo. Além disso, verifique se o cachorro está com frio e se tem água e comida o suficiente. Tomando todos esses cuidados, a tendência é que o seu peludo vá se acostumando com a nova família e pare de chorar.

pincher branco deitadinho em uma almofada branca

No caso de cachorro chorando muito por medo da solidão, a recomendação é procurar ajuda com um especialista em comportamento canino. Além disso, é bacana apostar em uma rotina com atividades para aliviar a ansiedade e deixar ele mais cansado. Assim ele pode dormir melhor à noite e durante os períodos em que precisar ficar sozinho.

E então, o que achou do post? Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil e que você tenha entendido um pouco melhor porque o seu cachorro chora. Se o nosso post ajudou, conta para nós nos comentários!

Por hoje é só. Continue acompanhando o blog da Líder da Matilha e encontre mais dicas sobre o incrível mundo dos animais! Fique por dentro de conteúdos relevantes para tutores e amantes dos animais. Até a próxima!

3 comentários em “Cachorro Chorando: o que pode ser e como identificar?”

  1. Ótimas explicações, apesar de um tanto superficiais, mas não me disse porquê minha Golden jovem tá chorando com bolinha na boca, inquieta e recusando comida.

    Responder
Average
4.7 Based On 3

Deixe um comentário