Para os tutores de primeira viagem, as dúvidas sobre como os bichanos se comunicam e se comportam surgem nos primeiros miados. Esse som que o gato faz é uma das suas principais maneiras de se comunicar, você sabia?
Além do miado, os gatos usam expressões tanto faciais quanto corporais para transmitir uma mensagem. No entanto, os seus diferentes tipos de miados trazem mais detalhes sobre o estado do bichano.
Para te ajudar a entender mais sobre essa comunicação, separei um conteúdo completo sobre miado de gato e os seus significados. Continue lendo e aprenda a identificar as entonações e intensidades dos miados e o que eles representam.
O que considerar para analisar o miado do gato?
O miado de gato representa alguma comunicação do felino e tem os seus significados positivos ou negativos.
Um ponto importante a se considerar é a personalidade do seu pet, se ele é mais “falante” ou quieto. A partir disso, é possível começar a entender mais os seus sinais.
Outro fator que interfere nessa característica é a raça do gato, um exemplo popular são os gatos siameses que têm um gemido agudo. Definindo esses pontos, você consegue saber os motivos dos miados.
Os diferentes tipos de miado e seus possíveis significados
Ao saber um pouco mais da raça e da personalidade do seu gato, é hora de decifrar a linguagem do bichano.
Com vários significados, como fome, raiva, estresse, felicidade ou dor, há estudos que indicam mais de 50 tipos de miados! Para iniciar a desbravar esse universo, separei os 3 mais tradicionais:
- Miados agudos e curtos: comum para gatos mais “falantes” para expressar felicidade e um “oi”;
- Miados de tom médio: usados para demonstrar fome, sede ou necessidade de limpeza da caixa de areia;
- Miados longos e graves: podem ser acompanhados de expressões, significando reclamação, protesto ou estresse.
Como disse antes, ainda existem muitos outros tipos de miados e seus significados. Por isso, confira alguns populares e os seus significados.
Miado alto, longo e frequente
Esse é um dos miados que devem receber uma atenção maior do tutor. Eles representam um incômodo do bichano, podendo ser dores ou incômodos.
Dessa maneira, se esse sinal surgir com falta de apetite e o pet se recusando a usar a caixa de areia, o mais recomendado é levá-lo ao veterinário.
Miado agudo e prolongado
Os bichanos que fazem esse miado com um tom choroso, é possível que ele esteja com frio, medo, dores ou saudades do tutor. Ele está ligado ao estado emocional do pet, então também pode se referir a estresse e depressão.
Miado rouco ou com falhas
Os gatos também sofrem com doenças como laringite, bronquite e resfriado. Um dos sinais desses problemas nos complexos respiratórios do felino é o miado falhado ou rouco.
Quando esse sinal surgir, é fundamental manter os cuidados com o gatinho e evitar que esse problema se desenvolva.
Como responder aos miados do seu gato?
Em casos em que essa comunicação expresse problemas de saúde do felino, a primeira resposta deve ser um exame no médico veterinário. Assim, você previne problemas de saúde graves e garante um tratamento eficaz para o seu pet.
Agora, em outros casos, há diferentes maneiras de lidar com o bichano dependendo de cada miado. Assim, se ele estiver expressando:
- Ansiedade ou estresse: busque brincar mais com o felino e procurar atividades que gastem sua energia e desestressem o bichano;
- Mudança de rotina: tente manter uma rotina mais confortável para o pet, evitando trocar os horários de sua alimentação e o seu ambiente de descanso;
- Alerta: é uma maneira de defender o seu espaço, evite irritar ou provocar nesses momentos e mantenha um respeito sobre o seu ambiente para não ocorrerem acidentes;
- Período do cio: não há muito o que se fazer nesses momentos, no entanto, esse miado é para chamar a atenção de outros gatos, então cuidado com as possíveis fugas;
- Gestação: normalmente gatas prenhas têm comportamentos diferentes e emitem mais sons, além de se tornarem mais territorialistas, então tente respeitar o seu espaço e compreender esse período da felina.
Como promover uma boa comunicação com seu gato?
Nós humanos, analisamos muito as emoções dos felinos pelos seus miados, não é mesmo? Mas para ter uma boa assertividade nesses seus sinais, é fundamental que você conviva com ele e conheça a sua personalidade. Sabendo como funciona a sua alteração de humor e o seu nível de adaptabilidade.
Com essa atenção e proximidade, você irá compreender os tipos de miado do seu gato, além de entender quando os sinais são alerta que precisam de um veterinário.
Gostou do conteúdo? Aqui na Líder da Matilha, você encontra muitos outros textos sobre os bichanos e os amigos peludos.
Continue por aqui e confira também o nosso post de dicas de como fazer o gato parar de urinar no lugar errado!