O gato sem pelo ou gato pelado é um dos tipos de felinos mais conhecidos no mundo, afinal, com essa característica tão marcante, é quase impossível não reconhecer um deles. Existem diferentes raças que não têm pelos ou possuem uma pelagem rala e quase invisível.
Se você, assim como eu, adora esses bichanos e quer conhecer mais sobre os gatos sem pelos, continue a leitura e confira um guia com curiosidades, cuidados e tudo o que você precisa saber sobre eles!
Quais são as raças de gatos sem pelos?
Por mais que aqui no Brasil essas raças ainda não sejam tão conhecidas, elas já se tornaram uma das queridinhas em muitos outros países, inclusive sendo símbolo de sorte e prosperidade em alguns lugares. Vamos conhecer os principais a seguir:
1. Sphynx
O Sphynx é o mais conhecido dos gatos pelados, aparecendo em séries e filmes, como em “Friends” e “Como cães e gatos”. E apesar da cara de mau, ele é super dócil, sociável e brincalhão. Segundo alguns especialistas, ele é provavelmente também a primeira raça de gatos sem pelo a surgir, aparecendo pela primeira vez lá no Canadá em 1966.
2. Don Sphynx ou Donskoy
O Don Sphynx não nasce sem pelo, na verdade, ele até tem uma pequena quantidade que pode parecer normal para um filhote. Mas, ao longo da vida, ele é totalmente perdido.
3. Peterbald
Outro gatinho que faz parte do time dos “sem pelo” é o Peterbald. Ele tem sua origem após um cruzamento entre gatos da raça Donskoy e outros orientais com pelo curto. Uma das suas curiosidades é o seu alto preço, sendo inclusive um dos mais caros do mundo.
4. Bambino
O Bambino tem patas bem curtinhas, sendo resultado de um cruzamento entre felinos da raça Sphynx com o Munchkin. Além das patas curtas, eles também são bem pequenos no geral, com um peso máximo de 3,5Kg.
5. Dwelf
Assim como a anterior, a raça Dwelf também possui patas encurtadas, mas a principal diferença dele são as suas orelhas dobradas. Ele surgiu após um cruzamento entre o Sphynx, American Curl e Munchkin, feito nos Estados Unidos.
Por que alguns gatos são “pelados”?
Como vimos, o primeiro dos gatos pelados foi o Sphynx. Ele surgiu após uma mutação genética que o fez nascer sem pelos. Após isso, com a sua característica única se tornando popular entre alguns amantes de gatos, foram realizados cruzamentos com outras raças, fazendo surgir cada vez mais gatos sem pelos.
Cuidados especiais com gatos sem pelo
Por conta da falta de pelos, esses bichinhos podem acabar ficando vulneráveis a alguns fatores, como a temperatura dos ambientes e a exposição ao sol. Assim, é importante que os tutores fiquem atentos a todos os cuidados necessários.
Mantenha-os sempre quentinhos dentro de casa, ainda mais nos dias de frio. Quando estiver aquele solzão do verão, passe protetor solar sempre que achar que ele será exposto aos raios solares. Além disso, no frio, é super importante deixá-los bem quentinhos, uma vez que não possuem pelos para manter o seu calor corporal.
Por fim, os banhos também devem ser frequentes, com uma boa limpeza a cada 30 ou 40 dias. Isso é necessário porque sua pele solta óleo como a de qualquer outro felino, mas como eles não têm pelos, essa oleosidade pode acumular e virar um “sebo” sobre o bichano.
Então, dê banhos regulares no seu gato e consulte um médico veterinário para determinar a melhor frequência para o seu amigo de quatro patas.
Saúde e bem-estar dos gatos pelados
Como esse nosso amiguinho fica com a pele muito exposta, ele também está mais suscetível a dermatites e outros tipos de alergias. E como vimos antes, ele também tem que tomar cuidado com o sol, já que as queimaduras podem acontecer com maior facilidade.
Existem também algumas outras doenças comuns em gatos dessas raças, confira a seguir:
- Miopatia hereditária;
- Cardiomiopatia hipertrófica;
- Displasia da valva mitral;
- Displasia coxofemoral;
- Urolitíase por cálculo de urato.
Quanto custa um gato sem pelo?
Por não serem tão comuns aqui no Brasil, gatos das raças Sphynx e outras que não possuem pelos, costumam ter preços bem altos no país. Um gato Sphynx, por exemplo, tem preços médios para filhotes acima dos R$ 5 mil. Mas você pode encontrar gatinhos como esses em ONGs de proteção aos animais também, por isso, vale a pena dar uma conferida.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre o gato pelado e suas principais características, curiosidades e cuidados? Aqui em nosso blog, você pode encontrar muitas outras informações sobre como cuidar dos seus felinos da melhor forma possível.
Podemos ajudar até a achar um nome para o seu gato. Venha conferir o nosso conteúdo e escolha a opção que mais combina com a sua personalidade.