O seu cãozinho anda destruindo as paredes da sua casa? Saiba que esse comportamento inusitado, na verdade, é comum em algumas situações e pode ser causado por estresse ou até mesmo algumas doenças caninas.
Um cachorro comendo parede não é nada legal, nem para ele e nem para a sua casa. Esse tipo de problema não é rebeldia e muito menos uma brincadeira dele, mas, na maioria dos casos, é o reflexo de uma grande ansiedade no seu peludo.
Mas você não precisa ficar preocupado, é possível dar um jeito nisso e ajudar o pet a parar com esse comportamento nada saudável. Continue a leitura e saiba mais!
Por que o cachorro come reboco de parede?
Existem vários motivos para o seu cachorro estar comendo as paredes de casa, desde uma doença como a gastrite crônica até o estresse e a ansiedade.
Da mesma forma que nós, seres humanos, sofremos com a ansiedade e estresse no dia a dia, os cães também são afetados por esses problemas. E um dos sintomas que podem surgir é justamente esse comportamento destrutivo.
Para entender melhor como isso acontece, que tal vermos algumas das principais causas? Confira a seguir:
1. Ansiedade de separação
A ansiedade de separação é uma das maiores causadoras de cães comedores de parede. Para os pets que sofrem desse problema, toda vez que o seu tutor sai de casa ou da vista deles, é como se estivessem sendo abandonados ou deixados de lado.
Por isso, se o seu peludo começa a latir muito, arranhar a porta ou comer o reboco da parede quando você sai de casa, pode ser que ele esteja angustiado e triste com a sua saída.
Essa condição precisa ser tratada o quanto antes, pois o cão realmente se sente abandonado e ansioso com as situações em que o tutor está fora de casa.
O tratamento pode ser feito com medicamentos, mas a principal forma de tratar esse problema é dissociando a saída com a sensação de abandono que ele sente.
2. Tédio
Outro motivo para o seu cachorro estar destruindo tudo por aí é o tédio. Os cães são muito energéticos e adoram brincar, se exercitar e socializar com outros bichos.
Por isso, se eles ficam entediados ou desmotivados com a sua rotina, a tendência é que eles fiquem mais estressados e acabam procurando algo para fazer que ajude a reduzir esse estresse. Nesses casos, o alvo mais próximo e fácil é a sua parede.
As brincadeiras e atividades físicas são essenciais para os cachorros e precisam estar incluídas no seu dia a dia. Nessas atividades, ele se sente bem e tem uma descarga de dopamina, neurotransmissor que ajuda no aprendizado e bem-estar.
Então, com a hora de brincar garantida, o seu cãozinho não vai querer fazer uma reforma não planejada na sua casa.
3. Gastrite crônica
A gastrite crônica é uma doença que afeta o estômago dos bichinhos e causa dores abdominais, vômitos, náuseas e febre. Ela consiste em uma inflamação na mucosa gástrica e afeta todo o sistema.
Por conta dela, o cão pode acabar comendo as paredes para aliviar um pouco dos problemas estomacais que a doença traz. Nesse caso, você deve levar o seu amigo de quatro patas ao veterinário para que ele possa realizar um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado.
Se você quer saber como identificar se o cão está com dor, temos um post sobre o assunto aqui no blog. Isso vai ajudar no diagnóstico do problema do seu peludo.
4. Alimentação pobre em nutrientes essenciais
Uma alimentação saudável deve conter todos os nutrientes necessários para a saúde do cachorro e o seu bem-estar, garantindo energia e disposição para encarar a sua rotina agitada.
Você pode estar oferecendo a mesma dieta há muito tempo ou ela não possui todos os nutrientes que o seu peludo precisa, por isso, talvez ele esteja comendo o reboco das paredes para indicar que não gosta muito do que é oferecido atualmente.
A solução é simples, dar alguma outra ração ou comida — sempre de alta qualidade — para ele provar. Tente variar as refeições ou colocar alguns adicionais que tragam um novo sabor, como uma colher de azeite por cima da comida.
Também é bem interessante dar alguns biscoitos e prêmios para ele sempre que tiver um comportamento adequado, isso vai ajudar na educação do seu peludo.
5. Traumas passados e medo
Os cachorros possuem uma audição mais sensível que a nossa e, por isso, é comum que eles acabem criando um medo do som de fogos de artifício e trovões durante as tempestades.
Essas situações podem gerar traumas que acompanham os cãezinhos por um longo período de suas vidas. Um dos sintomas que esses traumas costumam trazer é a ansiedade, medo e estresse que podem levar o seu pet a começar a comer as paredes do cômodo onde ele costuma ficar.
Isso seria uma tentativa de “fuga” daquele local que ele associou a um tipo de medo. Então, uma das primeiras coisas a se fazer é não forçá-lo a ficar naquele lugar.
Em noites de tempestades ou com shows de fogos de artifício, você pode colocar uma música canina relaxante ou algum brinquedo para ele se acalmar durante esse período. Com o tempo, vá educando-o de que não é necessário comer as paredes.
Viu como podem existir diversas causas para o seu cachorro estar comendo as paredes por aí? E já que falamos sobre cachorro com medo de fogos de artifício, aqui em nosso blog tem um post com dicas de como acalmar o seu amigo peludo durante esses momentos.
2 comentários em “Cachorro comendo parede? Descubra o que pode ser isso!”
Tenho 4 filhotes, com 7 meses. Apesar de oferecer ração super Premium, carne com ossos 2x na semana, eles estão acabando com a pintura da casa, mesmo quando estou no quintal trabalhando. Seria uma deficiência outra?
Olá, que delícia de bagunça, 4 filhotes 🙂
Apesar deles terem a cia uns dos outros e brincarem bastante juntos, pode ser falta de enriquecimento ambiental, eles tem bastante energia pra gastar e precisam de atividades proporcionais. Mas vale também uma visita ao veterinário para avaliação se é necessário alguma suplementação.