O adestramento de cães é uma ótima maneira de melhorar a convivência com seu companheiro de quatro patas, mas fazer isso em casa pode não ser uma tarefa tão fácil assim. Adestrar um cãozinho exige paciência e compreensão, afinal, não é sempre que o pet está com disposição para aprender novos truques.
Foi pensando nisso que vim aqui no blog da Líder da Matilha dar algumas dicas para facilitar a aprendizagem daqueles truques tão fofos feitos pelos peludos e ajudar você tutor a usar os comandos para melhorar a comunicação entre você e seu cãozinho. Continue lendo e entenda como adestrar seu cachorro de forma simples e efetiva em casa!
Dicas de como adestrar o seu cachorro em casa!
Primeiramente, é importante ter em mente que o adestramento básico em casa funciona. No entanto, é preciso um pouquinho de paciência e persistência, até porque cada cãozinho tem o seu tempo e os fatores raça, idade, temperamento e criação precisam ser levados em consideração.
É fundamental iniciar o adestramento de forma gradual, ou seja, comece pelos comandos mais simples: usar a coleira, sentar e ficar, realizar as necessidades no lugar certo. Você terá que fazer muitas repetições, já que a maneira como os cães aprendem é por repetições.
Além disso, passar muito tempo na mesma lição não é vantajoso, por isso, mudar de tática pode ajudar na evolução. Antes de iniciar o adestramento, é importante que o pet esteja no momento para aprender. Caso ele não esteja disposto ou apresente alguma dificuldade, não force, deixe para outra oportunidade.
Tenha moderação na hora de ensinar os truques, algumas posições, como ficar de pé ou pular, se repetidas demasiadamente, cuidado também com características especiais de determinadas raças, como os dachshunds que tem a coluna mais alongada e devem evitar passar muito tempo pulando. E aí, podemos começar o treinamento? Vem comigo e anote todas as dicas para adestrar seu cachorro em casa!
1 – Ofereça recompensa
Nada mais eficaz do que oferecer um petisco ou brinquedo para o seu peludo após cada comando que ele obedece. A utilização de reforço positivo pode ser oferecido quando o cachorro obedecer bem comandos simples como “senta”, “deita”, “dá a pata” e assim por diante. Palavras de carinho e incentivo também são ótimas recompensas para os doguinhos. Inclusive, você pode usar mais de uma delas de cada vez.
2 – Repita as lições até ele aprender
A persistência é a chave do sucesso! Então, nada melhor do que ensinar o mesmo comando várias vezes até o seu pet executar a tarefa do jeito certo. Reserve um tempinho todos os dias para fazer o treinamento, sempre repassando as mesmas lições.
É fundamental estar atento ao comportamento do seu cãozinho e entender quando ele já está cansado ou com fome e sede. Observe e respeite os limites e necessidades do pet, ele não vai ter um bom desempenho com lições longas e exaustivas, não é mesmo? Caso ele esteja indisposto, tente outra hora.
3 – Defina Limites
Durante os passeios, é fundamental que seu cachorro ande sem puxar a coleira, mesmo cães de pequeno porte, quando caminham e exageram nos puxões torna o passeio chato para todos. Para melhorar o passeio do seu amigão, hoje existem diversos modelos de coleiras que se adaptam melhor ao seu pet e ajudam na tarefa de deixar o passeio mais agradável sem puxões e correria.
Treinar passeio começa dentro de casa, isso mesmo, ao pegar a coleira e guia não excite ele com frases ansiosas como vamos passear, ensine-o a sentar e colocar o equipamento com calma, ensine-o a esperar você abrir a porta e vocês saírem calmamente para uma ótima caminhada.
Quando começar o adestramento?
Uma dúvida muito comum entre os tutores é: a partir de quanto tempo posso adestrar meu cachorro? Bom, nos primeiros meses de vida os cãozinhos são mais ativos e estão mais dispostos a aprender. Além disso, o cérebro que está em desenvolvimento e amadurecimento nesse período, tem mais capacidade captar tudo que acontece ao redor.
O ideal é começar o adestramento ainda na fase filhote. Mas não se preocupe, os cães de todas as idades aprendem, até mesmo cães idosos podem ser adestrados. Filhotes tem mais disposição para aprender e alguns comportamentos ainda não se tornaram um hábito, a chave de todo adestramento é paciência e persistência.
Adestramento em casa: paciência e amor são sempre essenciais!
Assim como acontece com os seres humanos, cada cachorro possui o seu tempo. Por isso, seja paciente e não desista de adestrar o seu companheiro, mesmo que ele esteja demorando para aprender. Além disso, não é segredo para ninguém que, carinho e paciência são fundamentais para adestrar os pets.
Sempre demonstre que ele está fazendo um excelente trabalho e torne o momento divertido para os dois. Caso haja dificuldade, não hesite em procurar um profissional em adestramento, e em hipótese alguma use agressões durante os treinamentos. Atitudes como essa, além de não ajudar o cãozinho a entender os comandos, podem deixar inúmeros traumas.
Gostou do conteúdo? Espero que essas dicas te ajudem no adestramento do seu aumiguinho e, consequentemente, melhore a relação e convivência de vocês! Já ouviu falar em acessórios para diminuir a ansiedade do cão? Acesse nosso conteúdo sobre aqui mesmo no blog da Líder da Matilha e confira opções incríveis e eficientes.
Te vejo lá!