Como Ensinar Cachorro a Fazer Necessidades no Lugar Certo? Confira

Disciplina é a palavra de ouro quando falamos sobre como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo ou realizar qualquer outro tipo de treinamento com eles. O condicionamento deve acontecer tanto no comportamento do animal quanto no do tutor. Afinal, não tem como esperar que o cãozinho seja obediente se o tutor é indisciplinado e não estabelece uma rotina organizada dentro de casa.

Ficou com receio de não conseguir? Relaxa! Com o guia que o blog da Líder da Matilha preparou para o conteúdo de hoje, você aprenderá como agir corretamente para que seu cachorro entenda onde e quando ele deve fazer xixi e cocô, seja dentro ou fora de casa.

Ao treinar o seu amigo peludo com carinho e paciência, a relação de vocês ficará mais forte e a sua casa livre de odores ruins espalhados pelos cômodos. Quer saber como ensinar seu cachorro a fazer necessidades nos locais apropriados? Então, não perca tempo e continue a leitura!

Saiba como adestrar o cachorro para fazer necessidades no lugar certo:

Vamos começar nosso aprendizado sanando uma dúvida muito comum. É possível reeducar o cachorro adulto para usar o jornal ou o tapete higiênico? A resposta é a mesma quando nos referimos aos filhotes: com certeza!

A dificuldade será um pouco maior no adestramento de cachorros mais velhos, uma vez que eles já aprenderam alguns vícios de comportamento durante a vida. Mas, ele não é um caso perdido! Tendo constância nas práticas que explicaremos a seguir, o bichinho irá memorizar o que se espera dele ao longo do tempo.

O mesmo vale para os pequeninos! Saber como adestrar cachorro filhote para fazer necessidades no lugar certo também exige persistência, ainda mais levando em conta que os novinhos passam a controlar a bexiga somente a partir dos 4 meses de idade. Ou seja, o filhote pode receber treinamento, mas é preciso ter paciência e mais atenção para guiá-lo até o local destinado às necessidades dele.

Já que não há restrição de idade para adestrar cachorro, podemos ir direto ao ponto e revelar as principais técnicas que vão ajudar o cachorro a reconhecer o local correto para fazer suas necessidades. Vamos lá?

1) Delimite o espaço para as necessidades do cachorro

Para que o cachorro urine ou faça cocô no lugar certo, é preciso indicar onde será esse espaço, certo? É neste primeiro espaço que você precisará escolher a maneira como pretende criar o bichinho: dentro de casa ou não.

Se você deseja permitir que o pet fique livre pela casa, e seja um filhote, eleja vários locais estratégicos em seu lar que sejam fáceis de limpar e que o piso não sofra com a umidade do xixi que será feito no lugar errado nas primeiras semanas de treinamento. As mantas impermeáveis para sofá e cama são grandes aliadas para proteger os seus móveis enquanto seu amigo peludo ainda está no processo de aprendizado.

Área de serviço, sacada com tela e banheiro são exemplos de espaços internos que podem ser escolhidos para a sua missão. Feito isso, faça quadrados de forração com folhas de jornal ou aproveite as facilidades que acessórios pet como o tapete higiênico oferecem. Caso você opte por criá-lo fora de casa, faça o mesmo tipo de marcação se o espaço externo não tiver grama.

No começo do adestramento, é importante limitar o espaço em que o cãozinho deve fazer suas necessidades para que ele reconheça o “próprio banheiro” e você elogie-o sempre que ele acertar! Lembre-se: Ter estabilidade em casa é o cenário ideal de como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo.

Evite mudanças repentinas na organização da casa ou trocar várias vezes de lugar a forração de jornal, pois isso pode confundir o cachorro. Quando filhotes então, os traumas são formados com mais facilidade e comprometem o comportamento do bichinho até depois de se tornarem adultos.

2) Aprenda a identificar os comportamentos do seu pet

Conforme a convivência acontece, você deve aprender os sinais que seu cachorro demonstra quando precisa se aliviar. Observe com atenção e, ao perceber que ele irá fazer xixi ou cocô, guie-o até o lugar que você delimitou antes. Após a refeição do seu cãozinho, pode ter certeza de que a vontade de ir ao banheiro surgirá nele.

Esse tipo de necessidade demora cerca de 10 a 20 minutos nos cachorros filhotes. Já nos cães adultos, de 15 a 30 minutos após comerem algo ou beberem água. Outro sinal que te ajuda a ficar em alerta é o fato deles farejarem o chão antes de urinar ou defecar.

A medida que o pet acertar com mais frequência o local correto, vá retirando aos poucos os forros de jornal que você espalhou pela casa até ficar apenas uma. Esta será a área definitiva que seu cachorro irá procurar antes de fazer as necessidades!

3) Estabeleça uma rotina de alimentação

Já comentamos que seguir uma rotina é essencial em qualquer tipo de criação! Respeitar os horários de pôr comida no potinho para o cão se alimentar está incluso nesse ponto. Ao seguir corretamente essa agenda, você ajuda o organismo do animal a funcionar corretamente e ainda facilita o trabalho de descobrir os momentos que ele deseja fazer suas necessidades.

4) Parabenize seu pet com técnicas de associação positiva

Receber atenção é como um prêmio para os cachorros. Essa é a maneira como eles entendem que são amados, por isso são famosos por sempre querer agradar os tutores! Use essa característica marcante do seu filho de quatro patas para saber como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo. Recompense seu cão sempre que ele acertar o local!

Essa recompensa pode ser um elogio com frases como “bom garoto!”, carinhos na cabeça, petiscos, brincadeiras… O importante é fazer isso assim que ele terminar de fazer as necessidades no lugar correto para que ele associe a ação que acabou de realizar com o fato de você estar feliz com ele. Reforço positivo tem grande valor em qualquer tipo de adestramento, contribuindo muito para que os resultados venham mais rápido!

5) O cachorro fez as necessidades no lugar errado? Não deixe rastros de odor!

É óbvio que a limpeza deve acontecer sempre que o cachorro fizer xixi ou cocô, independente do lugar. O cerne da questão está na importância de eliminar o cheiro das necessidades que foram feitas no lugar incorreto o quanto antes! Assim, você reduz as chances do cachorro memorizar o local e voltar a repetir a atitude anterior. Aplique uma mistura de água, sabão e removedor enzimático para remover qualquer sinal de odor que o cachorro possa sentir!

6) Garante que o local para xixi e cocô seja distante da cama e comida

Alguns conceitos de higiene que os cachorros têm são bem parecidos com os nossos, como não gostar de comer e dormir muito próximo do lugar em que fazemos nossas necessidades.

Portanto, coloque a cama para cachorro e os potinhos de ração e água em uma área da casa que você não deseja que ele urine ali. Para finalizar, não se esqueça de forrar o jornal ou o tapete higiênico bem longe dali!

7) Cumpra a agenda de passeios sem falta!

Essa dica é mais válida ainda para quem mora em apartamentos ou em casa sem quintal e não querem que o pet faça as necessidades na parte interna da casa. Saia para passear com seu cachorro logo após a refeição dele ou peça para que um amigo ou dog walker faça isso quando você não puder. No caso dos filhotes, faça isso apenas quando a carteirinha de vacinação dele estiver completa!

Acessórios interessantes que auxiliam em questões de logística para passear com o cachorro são as capas protetoras pet para carro, já que nem sempre há lugares seguros para caminhar com seu cãozinho próximos de casa. Além de proteger o assento de pêlos e escapes de urina, a capa pet garante um transporte mais confortável para seu cachorro.

Saiba quais atitudes não tomar ao ensinar o cachorro a fazer necessidades:

Existem uma diversidade de técnicas e abordagens de adestramento que são reconhecidas no mundo todo, porém há certas ações que não estão no escopo desses métodos, pois só atrapalham o aprendizado do cão. Como consequência, o pet pode criar vários traumas, desenvolver uma personalidade medrosa ou violenta e ainda prejudicar o funcionamento do corpo animal.

Leia com atenção e entenda o que não fazer durante o seu treinamento de como adestrar cachorro filhote ou adulto para fazer necessidades no lugar certo!

1) Brigar com o cachorro

É normal sentir raiva e frustração quando o bichinho não nos obedece e fazer o xixi no lugar que não é permitido. Porém, brigar com ele não é o melhor caminho para evitar que ele repita a ação! O cachorro pode criar a associação de que esta é uma maneira de conseguir a sua atenção.

O castigo mais efetivo para o pet é privá-lo da sua atenção e companhia. Se os cães amam receber atenção, ignore o bichinho por um tempo assim que perceber que ele fez coco e xixi no local errado. Dessa forma, ele entenderá que este tipo de comportamento não será aceito pelo seu tutor.

2) Usar de violência para tentar adestrar o cachorro

Ser um bom tutor de pet passa longe de comportamentos violentos, afinal a relação de vocês deve ser baseada em amor, respeito e paciência para que vocês curtam a companhia um do outro com leveza!

Com isso em mente, não reaja com violência quando o cachorro errar o lugar dedicado ao xixi e cocô dele. Por exemplo, nunca bata no animal ou esfregue o focinho dele no chão. Esse tipo de reação traumatiza o cão e pode incentivá-lo a ter medo de se aliviar em casa, sendo o quadro perfeito para desenvolver uma infecção urinária!

Você pode recorrer a ajuda de profissionais capacitados como veterinários e adestradores para entender os motivos do seu cachorro demorar a aprender como fazer as necessidades no lugar certo. O acompanhamento de alguém qualificado pode ajudar a identificar problemas físicos e emocionais no cachorro.

Mudei a rotina: como reeducar o cachorro para fazer xixi e cocô no lugar certo?

Mudanças são acontecimentos que fazem parte da vida de qualquer um, certo? Seja trocar de casa, emprego ou iniciar novos projetos no seu dia a dia. Para quem tem pet, qualquer alteração na rotina será sentida pelo cachorro. Mas, não se preocupe! Caso você precise alterar os horários de passeio ou passar a criar o cachorro dentro de casa, há métodos práticos que solucionam o problema. Confira:

Prepare-se para quando não puder cumprir com o horário de passeio

Imprevistos acontecem e está tudo bem se você não conseguir chegar em casa a tempo do horário que vocês costumam passear para que o cãozinho faça as necessidades fora de casa. O importante é se prevenir para não encontrar surpresas desagradáveis quando você chegar do seu compromisso.

Portanto, coloque o jornal ou o tapete higiênico em um lugar estratégico da casa, alimente o animal e leve-o depois ao local forrado. Aguarde junto do seu pet até que ele faça o xixi e o cocô para, em seguida, recompensá-lo com carinhos e petisco. Assim, ele entenderá que ali também é um local permitido para se aliviar.

Invista na grama sintética

A textura do ambiente externo é um fator que marca a memória do cão e o ajuda a compreender que lugares com grama, por exemplo, são perfeitos para fazer suas necessidades. Desejar que o pet passe a urinar e defecar em um ambiente interno deve contemplar alternativas que ajudem a simular o cenário que o bichinho estava acostumado.

Como solução, temos a grama sintética para pet. Sua absorção dá conta das necessidades do cachorro e basta lavá-la para que esteja em novas condições de ser usada!

Entender como funciona a aprendizagem do cachorro requer atenção a detalhes que contribuem para manter uma rotina segura e organizada no dia a dia do seu amigo canino. Você pode continuar aprendendo mais dicas de como ensinar o seu cachorro com os conteúdos incríveis do blog da Líder da Matilha.

Aproveite!

Deixe um comentário