“Meu cachorro late muito!” Veja o que pode ser com a Líder!

Uma das maiores causas de reclamações dos tutores é sobre os latidos dos cães. É nesse momento que certas falas são comuns, como “ah, mas cachorro late” ou “provavelmente não cuidam direito do bichinho”, dentre outras.

Realmente, cães latem, e isso é um comportamento natural. Contudo, quando ocorre em excesso, pode não ser algo que incomode somente o seu vizinho, mas também causar estresse na própria família e claro, no cachorro. A questão é: quando o latido do meu cachorro deixa de ser natural e passa indicar um comportamento de alerta, de que algo está errado e precisa de atenção?

Para te ajudar a entender mais sobre o assunto, hoje, no blog, vamos tratar do tópico “meu cachorro late muito”. Quer ficar por dentro? Continue a leitura na sequência!

Como saber se meu cachorro está latindo demais?

Quem convive com um cãozinho sabe que, apesar de todo amor e atenção gratuito que eles nos dão, ser tutor vai muito além disso. Requer atenção a comportamentos incomuns, higiene constante, alimentação saudável e, claro, entender que latidos, mordidinhas e lambidas são naturais.

Porém, lembra do primeiro tópico citado? Requer “atenção a comportamentos incomuns”, que são quaisquer atitudes que fogem do corriqueiro. Ou seja, imagine que seu cachorro começa a lamber a pata com frequência – o que não fazia antes. Provavelmente isso é reflexo de algo que está ocorrendo, podendo ser até mesmo um alerta para a ansiedade canina.

Com latidos “fora do trivial do dia a dia” também podemos ter o mesmo raciocino. Entendido o que há de errado, agora é importante compreender a origem do problema. E foi pensando nisso que selecionei alguns pontos bacanas de refletirmos juntos, vamos lá?

O que pode ser quando meu cachorro late demais?

Quando as pessoas precisam de orientação para lidar com os latidos do cãozinho, a primeira coisa que tem que ser feita é identificar a origem dos latidos, e é aí que devemos nos perguntar: “Late para os sons externos?” “Por que não está acostumado a ficar sozinho?” “Por que está com dor?” “Para pedir comida na mesa?”

Cachorro em cima de uma superfície latindo

Enfim, as causas podem ser inúmeras e o diagnóstico começa quando prestamos atenção! Não existe fórmula mágica, mas sim é necessário identificar qual ou quais os gatilhos que o levam a latir. Afinal de contas, somente entendendo o que acontece é possível treinar – pois os treinos são diferentes a depender da causa do latido.

Por exemplo, para um cachorro que está latindo por alguma dor, o atendimento veterinário é a solução. Para cães que estão latindo quando ficam sozinhos, é o treino de ansiedade de separação. Agora se o seu cãozinho late pra chamar a sua atenção, é necessário uma mudança na rotina.

Como diminuir os latidos excessivos do meu cachorro?

A primeira coisa é introduzir na rotina um bom passeio. Na rua, a quantidade de estímulos é grande, ele encontra com outras pessoas e cães, ouve muitos sons, caminha por pisos e texturas diferentes e fareja bastante. Um conjunto de atividades importantes para o bem estar dele.

Cachorro com o fucinho na grama

Outro ponto bacana dos passeios é que o cachorro gasta energia, já que um outro gatilho para latidos é a necessidade do cãozinho querer chamar a atenção do tutor.

Também invista em atividades de enriquecimento ambiental alimentar! Como assim? Esqueça a comida no potinho, estimule seu cachorro a se alimentar em comedouros inteligentes, tapetes do faro, entre outras opções que além de divertir, gasta energia e estimula mentalmente seu amigão.

Pequenas atitudes também ajudam a diminuir os latidos. Por exemplo, se um brinquedo cai em baixo de um móvel e ele normalmente late pedindo ajuda, não espere isso acontecer! Viu que um brinquedo entrou em baixo do sofá, pegue antes de iniciar os latidos. Caso isso sempre ocorra, coloque algum objeto no vão do sofá para impedir que o brinquedo entre nesse espaço.

Inclusive, algumas causas de latidos são ainda mais intensificadas pelos tutores. Pense comigo, a campainha toca, seu cachorro late e você fala “fica quieto” ou “não pode”? É, você deve estar pensando, “poxa, eu faço isso sempre”.

Pois é, apesar de geralmente crermos estar educando o cão, a fala em tom de voz alterado, mais alto, pode passar a ideia de que você está competindo com ele. Resultado? Ele irá latir mais e mais alto, pois quer ganhar! .

Latir é normal, cães latem mesmo, então nada de sair querendo brigar com eles por qualquer latidinho, tudo bem? Mantenha sempre em mente que o que causa prejuízo, e deve ser melhor entendido, são os latidos em excesso.

Gostou do post de hoje? Toda semana você confere um post meu aqui no blog da Líder da Matilha! Quer ficar por dentro de mais dicas sobre adestramento, comportamento e bem-estar animal? Continue acompanhando nossas novidades.

Te espero no próximo post 🙂

Deixe um comentário