Objetos da casa destruídos, xixi e cocô feitos em lugares errados geralmente formam o top 3 das principais reclamações que mamães e papais de pet costumam fazer, não é mesmo? É nesse momento que o adestramento de cachorro se tornam palavrinhas mágicas para garantir que nosso amigo peludo se comporte com educação, seja dentro ou fora de casa!
Aprender a como adestrar um cachorro não é fácil, mas as vantagens de um treinamento saudável são muito interessantes – tanto para os humanos quanto para os cães! Ao desenvolver sua paciência para ensinar truques básicos ao seu pet, o cachorro cria uma conexão maior com você, entende quando é o momento certo para brincar e reconhecer quem está no comando.
Quer saber exatamente o que fazer para melhorar a convivência com seu melhor amigo? Vem com o blog da Líder da Matilha e continue a leitura do post, pois o conteúdo de hoje está recheado de dicas e soluções para quem tem dúvidas sobre adestrar cachorro do jeito certo, usando a linguagem que ele melhor entende. Vamos lá!
Qual a melhor maneira de adestrar um cachorro?
A primeira lição de hoje é entender que cada cachorro tem a sua própria personalidade e, assim como aprendemos a lidar com diferentes pessoas, também precisamos nos adaptar ao perfil do cãozinho a ser treinado para que a comunicação entre vocês seja efetiva!
Considere, por exemplo, a raça do seu pet, a idade que ele tem, o tipo de temperamento que ele apresenta e como foi a criação que ele recebeu antes de fazer parte da sua família. Desde pequenos, os cães aprendem vícios de comportamento que os ensinamos sem perceber! Portanto, você – ou o tutor anterior – podem ter reforçado condutas ruins no passado e que hoje o cãozinho acha que é aceitável repetir.
Mas, não se preocupe! Independente da idade ou da raça, os cachorros estão em constante estado de aprendizagem. Alguns pets podem ter mais dificuldades que outros, porém a evolução sempre acontece de forma gradual, principalmente quando há muito amor e paciência envolvidos no processo.
Dessa maneira, ensinar comandos simples já é o suficiente para auxiliar no controle da hiperatividade canina e do estresse que eles sentem quando passam muitas horas sozinhos em casa. Além disso, os exercícios contribuem para o bem-estar físico e emocional do cachorro ao estimular o raciocínio e a memória. Para isso, há algumas dicas importantes que tornam o adestramento de cachorro mais assertivo. São elas:
Treine seu pet dentro de casa
O motivo? A sua casa é um ambiente que você tem mais controle e com menos distrações que podem roubar a atenção do seu cãozinho durante os treinos. É válido experimentar novos lugares para adestrar a partir do momento que ele já executa os comandos com destreza. Você pode levá-lo ao parque ou praça mais próximos à sua casa, por exemplo!
Use incentivos positivos
O adestramento positivo consiste na técnica de associar um bom comportamento ao ganho de recompensas. Ou seja, toda vez que você agradar o seu pet quando ele fizer atitudes corretas, o animal aprenderá rapidamente o que seu tutor espera dele. Utilizando esse método de adestramento que é leve e divertido para o pet, os resultados virão bem mais rapidamente, pode ter certeza!
Ah, importante dizer que recompensas não significam apenas petiscos, viu? Demonstrar atenção com o olhar, dizer frases de reconhecimento como “muito bem”, “bom garoto” e carinhos na cabeça também são opções de reforço positivo – e que funcionam muito melhor do que brigar com o cachorro.
Alternar entre os diferentes tipos de recompensas torna o processo mais interessante para o pet. Lembre-se de que, no caso dos petiscos, dê preferência aos aperitivos mais saudáveis como pequenos pedaços de frutas que os cachorros podem comer rapidamente, evitando que ele se distraia com uma comida mais pesada.
Faça do adestramento um momento divertido
Se até o ser humano não consegue focar em algo por muito tempo, é esperar demais que o seu cãozinho se concentre no treinamento durante vários minutos! Portanto, adapte seu adestramento a treinos curtos e com intervalos para não cansar o cachorro.
Respeitar o tempo de aprendizado do seu pet é fundamental para que o treinamento seja eficaz e você não esgote sua paciência de uma vez só. Desse modo, nem você e nem o animalzinho sentem cansaço físico e mental, afinal, a atividade deve ser um momento prazeroso para ambos!
Adestramento é repetição, mas não exagere!
Repetir os comandos várias vezes é um método padrão para qualquer tipo de adestramento, certo? Mas isso não significa que deve ser exaustivo. Como mencionamos anteriormente, ensinar truques para cães não pode ser um exercício forçado. Além disso, há certos movimentos, como pular, que podem causar lesões no cachorro quando feitos repetidamente por muito tempo. Logo, ter moderação não é algo negociável!
Conte com a ajuda do cliker
O dispositivo eletrônico que emite um som ao ser pressionado pode ser o seu melhor amigo na hora de adestrar seu cão! O cliquer, ou “clicker” em inglês, é um ótimo acessório para ajudar no reforço positivo. Quando seu amigo peludo acertar um comando, pressione apenas uma única vez o aparelho. Assim, você indica ao cachorro que ele realizou a atitude esperada e será recompensado!
Nunca seja violento com o pet
Comportamentos agressivos geram medo e ansiedade em cachorros, e podem machucar o animal. Se a liderança da casa – você – tem o costume de recorrer à violência para se comunicar e ensinar o pet, é natural que o bichinho siga o exemplo. Quando ocorre esse tipo de situação, o cachorro passa a reagir de forma agressiva ou medrosa em diferentes ocasiões.
Há maneiras mais saudáveis para adestrar um cão, basta procurar informações confiáveis sobre o mundo animal como os conteúdos que publicamos aqui no blog!
Não tenha receio de buscar ajuda profissional
O adestramento de cachorro é um trabalho constante e que exige muito esforço e dedicação do tutor para que haja melhoras no comportamento do pet. Caso você não sinta segurança para ensinar seu cachorro sozinho ou se o seu filho de quatro patas tiver uma personalidade difícil de lidar, procure um adestrador que seja capacitado para a função.
A média de preço que um adestrador de cães costuma cobrar é de R$120 a aula. O profissional irá ensinar o cachorro os comandos principais, vai te orientar sobre quais comportamentos negativos você deve evitar de praticar com o animal e dará muitas outras dicas de como estimular boas atitudes do seu cão.
Qual a idade para começar o adestramento de cachorro?
Em um cenário ideal, o adestramento de cachorro deve começar nos primeiros 3 meses de idade do pet. Esse período é o mais indicado pois o filhote está mais aberto a aprender. Sua vivência ainda é inexperiente e nada melhor do que aprender a explorar o mundo de um jeito educado e tranquilo!
Porém, os animais que já possuem mais idade também estão aptos a serem adestrados. Será mais trabalhoso? Com certeza, até porque será preciso corrigir manias de comportamento. Paciência e persistência são os ingredientes mais importantes por aqui!
Quanto tempo é preciso para adestrar um cachorro?
O período de tempo para que o cachorro aprenda comandos básicos de adestramento é de 4 meses, em média. Essa projeção depende de vários fatores como idade, personalidade e vícios que o cão apresenta antes do início dos treinos.
Para alcançar um resultado satisfatório, é interessante que você dedique, pelo menos, 10 minutos diários para reforçar os ensinamentos que seu cachorro deve aprender. Não tenha pressa em instruir comandos mais elaborados para seu pet, concentre-se nos mais básicos, fixe-os com as repetições cotidianas e, mais à frente, acrescente novos exercícios no treinamento de vocês.
Dicas bônus da Líder da Matilha para adestrar seu cachorro!
Listamos dois comandos simples de adestramento que são fáceis de ensinar e funcionam como ponto de partida para as próximas instruções do seu treinamento com o cãozinho, como ensinar a dar a pata, fazer as necessidades no lugar certo, ficar em pé ou correr junto com você. Entenda o passo a passo básico de como adestrar um cachorro filhote ou adulto:
1. Como ensinar seu cachorro o comando “senta”
Tendo em mente que o movimento de sentar já é natural para o cãozinho, este comando pode ser o primeiro ensinamento que você terá sucesso como adestrador! Para isso, você deve repetir as seguintes etapas:
- Segure em uma das mãos o petisco favorito do seu pet e mostre para ele que está segurando;
- Aproxime sua mão do focinho do cachorro e leve o petisco em direção a parte de trás da cabeça do animal;
- Durante esse movimento, repita “senta” até ele fazer o movimento correto;
- Dê o petisco para ele assim que ele sentar corretamente.
Apesar de ser um movimento fácil, é possível que seu cachorro demore a entender o comando. Não desista e repita o movimento com paciência. Quando ele sentar, não se esqueça de recompensá-lo com petiscos e palavras de incentivo!
2. Como instruir seu cão o comando “fica”
Perfeito para exercitar o autocontrole do seu animal de estimação, o comando “fica” é mais efetivo quando acompanhado de um gesto corporal seu. Entenda melhor a seguir:
- Coloque a coleira no seu cachorro;
- Mostre para ele o petisco em uma das suas mãos;
- Em pé, fale olhando para o seu pet “fica” e erga a outra mão com a palma virada para frente, como fazemos no gesto de “pare”;
- Afaste sua mão que está segurando petisco e repita o comando até que o cão fique parado, sem puxar a coleira;
- Quando não tentar mais sair do lugar, entregue o petisco e fale frases positivas! Busque aumentar o tempo que ele deve ficar gradualmente.
Uma vez que seu cãozinho aprenda esses ensinamentos fundamentais, ficará bem mais tranquilo aumentar o nível de dificuldade dos treinos e ensiná-lo novos truques e comportamentos educados! Com o tempo, ele passará a respeitar as regras da casa e atender os comandos mesmo quando você não estiver por perto.
Dicas anotadas, é hora de colocar em prática! Caso tenha ficado com alguma dúvida, compartilhe conosco nos comentários para que possamos te ajudar da melhor maneira possível. Aproveite para otimizar o seu aprendizado e continue acompanhando o blog da Líder da Matilha lendo o post “Cachorro Agitado: X Passos Para Acalmar seu Amigo!”.
Nos vemos por lá, combinado?