Veja como desengasgar seu cão em um guia Líder da Matilha!

Assim como nós, os cães podem sofrer com engasgo ao se alimentar incorretamente ou engolir produtos, itens e objetos que estão ao redor deles.

Para esses momentos de aflição, é muito importante manter a calma e saber como desengasgar o cachorro rapidamente.

Para isso, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas pelo próprio tutor do pet, em casa. Neste conteúdo, vou te apresentar duas técnicas que podem ajudar a desobstruir a garganta do cão e deixar você mais tranquilo.

Vem comigo!

Como desengasgar cachorro?

Em muitos casos, acidentes que acontecem com os cachorros e outros pets podem aguardar a chegada de atendimento especializado.

Na situação de engasgos, porém, talvez seja preciso uma intervenção imediata. Conhecer os procedimentos e manobras para desengasgar o cachorro pode fazer toda a diferença nesse momento.

Existem duas técnicas que podem ajudar. A primeira delas é a remoção manual do objeto. Confira o passo a passo desse procedimento:

  1. Primeiramente, inspecione a cavidade oral do cachorro e analise se algo preso na garganta dele;
  2. Se a suspeita se confirma, peça ajuda para manter a boca do cachorro aberta;
  3. Utilize uma pinça e uma lanterna para retirar o conteúdo da boca do cachorro, com movimentos leves e delicados;
  4. Tome cuidado para não mover o objeto ainda mais para dentro da garganta do pet.

Manobra de Heimlich

A segunda maneira de desengasgar cachorro é através da Manobra de Heimlich, que funciona da seguinte forma:

  1. Apoie as costas do cachorro no seu peito, segurando com ambas as mãos;
  2. Abrace o cão, com as mãos posicionadas logo abaixo das costelas;
  3. Pressione a região para cima, para que objeto obstrutor seja expelido da via respiratória do animalzinho.

Após retirar o conteúdo, é importante levar o cachorro a uma clínica veterinária, já que o objeto pode ter ferido algum tecido interno. Além disso, você pode tentar descobrir se o cachorro está com dor!

Outras formas de desengasgar o cachorro

Existem outros dois procedimentos que podem ser feitos para desobstruir a garganta do seu amigo de quatro patas.

Para cães de pequeno porte, levante as patas traseiras, para que a força da gravidade ajude o cachorro a tossir o conteúdo. Já para cães de médio ou grande porte, segure as patas traseiras para cima e incline o pet para frente.

Por que os cachorros engasgam?

Os motivos mais comuns que fazem os cachorros engasgarem é a ingestão descontrolada e rápida de alimentos. Além disso, partes de objetos destruídos motivam a ida desses animais ao veterinário.

Entretanto, os cães não engasgam com muita frequência, sendo que o mais comum é que os tutores confundam espirros reversos e tosses com um engasgo. Aproveite para descobrir quais frutas que o cachorro pode comer, sem correr riscos.

Diferença entre engasgo de tosse

Para saber se o cachorro está apenas tossindo, é importante checar se ele consegue engolir. Se sim, você não precisa se preocupar. Por outro lado, existem situações mais difíceis de definir, como o colapso da traqueia, fazendo o cão produzir um som alto, bem parecido ao de um ganso.

Essa situação é comum devido ao encurtamento do diâmetro da traqueia, em função da degeneração dos anéis de sua estrutura. O resultado disso é um déficit no fluxo de ar na via respiratória do pet.

Assim, é importante saber diferenciar as situações e, quando isso não for possível, buscar ajuda médica imediatamente.

Como saber se o cão está engasgado?

Quando sofrem com algum incômodo, os cachorros dão alguns sinais para seus tutores. Então, para saber se o cachorro engasgou, fique atento ao seguintes alertas:

  • Tentar remover algo da boca com as patas;
  • Tosse;
  • Vômito;
  • Choros e uivos;
  • Animal se debatendo no chão;
  • Dificuldade ou grande esforço para respirar;
  • Gengivas azuladas, esbranquiçada ou roxas;
  • Aumento da quantidade de saliva e baba;
  • Desmaios, nos casos mais graves.

O choro e o uivo podem ser indicativos de outros sintomas e sentimentos que estejam incomodando o bem-estar do seu filhote, por isso se o seu cachorro chora com frequência, veja como identificar as causas desse problema.

Quais os perigos o cão corre ao engasgar?

Para um cachorro, engasgar é tão perigoso quanto para uma pessoa, já que o objeto é capaz de obstruir as vias respiratórias, tanto a nossa, quanto a deles. Então, a sensação é causada pela incapacidade de respirar adequadamente e a consequente falta de oxigenação traz perigos reais ao pet.

Além das complicações de falta de ar, o cachorro pode aspirar o conteúdo ingerido e sofrer com doenças pulmonares, como pneumonia. O engasgo pode trazer ainda prejuízos para o esôfago e para outras estruturas do sistema respiratório e digestivo do animal.

O que fazer se o cachorro não desengasgar?

Nesses casos, é preciso manter a calma e ter consciência de que essa é uma situação de emergência. Então, a ação mais importante é levar o cachorro imediatamente ao pronto-socorro.

Dessa forma, leve o pet ao hospital, caso você não se sinta à vontade para realizar as manobras, desconheça os procedimentos ou não obtenha sucesso em nenhum deles.

Para evitar essas situações, você pode adestrar o cachorro, educando o pet para se comportar melhor em diversas situações, não comer objetos estranhos e com isso ficar engasgado.

Confira então um conteúdo cheio de informações que preparei especialmente para você aqui, no Blog da Líder da Matilha.

Deixe um comentário