Plantas tóxicas para gatos: conheça 12 espécies para evitar!

Você gosta de ter plantas espalhadas pela casa? Elas são ótimas para decorar os ambientes e trazer mais frescor, naturalidade e preenchimento aos espaços, mas você sabia que existem plantas tóxicas para gatos que podem fazer muito mal aos nossos queridos felinos?

Por isso, se você tem várias espécies em sua residência, é preciso ficar bem atento e verificar se nenhuma delas é tóxica ao seu gatinho.

Para te ajudar a reconhecer quais são elas, preparei uma lista com as plantas tóxicas para gatos que mais costumam aparecer em casa.

Então, continue a leitura e saiba tudo o que você precisa sobre o assunto!

1. Bico-de-papagaio

O bico-de-papagaio é uma linda planta que combina tons de vermelho e verde, sendo muito utilizada na decoração de Natal. Porém, ela é bem perigosa para os gatinhos por causa de sua seiva.

Ela é tóxica e o simples contato do felino com a espécie já pode causar irritações, coceira, lesões nas mucosas, entre outros sintomas. A ingestão da planta causa náuseas, vômitos, gastroenterite e até queimaduras.

Por isso, deixe-a bem longe dos seus peludos.

2. Comigo-ninguém-pode

Como o próprio nome diz, essa é uma espécie que é melhor ficar longe — principalmente no caso dos gatos. Ela é tóxica e causa problemas não só para os bichinhos, mas também para os humanos.

O contato com essa planta traz diversos sintomas incômodos como salivação em excesso, irritação, ardência e dificuldade em engolir e no caso da mastigação, o gato pode começar a sentir dor na boca imediatamente.

Ao invés de ficar tentando comer esse tipo de planta, que tal incentivar o seu gato a usar a erva catnip? Confira em nosso blog como fazer isso.

3. Azaleia

Apesar de ser uma linda opção para a decoração da casa por conta de suas belas flores e tonalidades de cores, ela costuma aparecer bastante nos jardins e dentro das residências.

Só que temos um problema aqui: ela também é perigosa para os nossos bichanos, pois possui uma certa toxicidade que gera sintomas como:

  • Vômito;
  • Perda de apetite;
  • Cegueira;
  • Fraqueza;
  • Tremores;
  • Arritmia cardíaca;
  • Salivação intensa;
  • Diarreia.

É bastante coisa, não acha? Então, se você tiver uma azaleia em seu lar, considere trocar de espécie ou tente deixá-la em um local que o gato não consiga acessar.

4. Hera

A Hera é uma planta bem tóxica e que pode causar vários problemas de saúde aos nossos amigos felinos. O seu óleo provoca irritação nas mucosas e olhos, além de coceira, dificuldade de engolir e de respirar, diarreia, vômito e dor abdominal.

Ela é muito utilizada na decoração e, por isso, é bem possível que você tenha uma aí na sua casa. Se tiver, deixe os gatos longe dela.

5. Espada-de-São-Jorge

Outra planta super popular nos lares é a Espada-de-São-Jorge, ela é muito bonita e carrega diversas superstições consigo, sendo considerada uma protetora da casa que traz boas energias.

Apesar dessa bela tradição, essa espécie deve ser mantida bem distante dos gatos, pois causa sintomas como irritação, salivação excessiva, dificuldade de deglutir, vômito e diarreia.

Conteúdo relacionado: As doenças de gatos mais comuns! Descubra no blog!

6. Copo-de-leite

A espécie Copo-de-leite também entra para a lista de plantas tóxicas para gatos, causando inflamações na boca e garganta, lesões nos lábios e língua, além de náuseas, vômitos e irritação nas mucosas.

Em contato com os olhos, ela provoca um lacrimejamento excessivo e fotofobia. Então, se você tem uma em casa, lembre-se de tomar muito cuidado.

7. Antúrio

O antúrio é uma linda espécie que possui flores amareladas e folhas vermelhas, mas, apesar de ser uma planta muito bonita, ela também possui muitos perigos para os animais.

A ingestão do antúrio pode causar no seu gatinho sintomas como paralisia da língua, asfixia, diarreia, vômito e inchaço na garganta.

8. Caladium ou tinhorão

Essa é uma planta muito comum aqui no Brasil, contando com grandes folhagens verdes e com uma tonalidade de vermelho aparecendo no centro. Ela possui o mesmo princípio ativo nas suas folhas que a comigo-ninguém-pode, o oxalato de cálcio.

O ativo, quando ingerido, causa irritação, diarreia, inchaço, sangramentos e vômitos. Por isso, é preciso tomar muito cuidado ao manipular essa espécie.

9. Hibisco

O Hibisco é extremamente popular, seja pela sua beleza ou por suas propriedades que auxiliam no emagrecimento. Por conta disso, ele é muito procurado para o preparo de chás e outras receitas que ajudam nesse processo.

Porém, as folhas e flores dessa planta podem causar diarreia, perda de apetite, náuseas, vômitos e chegam a ser fatais para alguns bichinhos. Então, é preciso muito cuidado ao manter uma espécie como essa em casa.

10. Lírio

Os lírios possuem belíssimas flores que são normalmente utilizadas em buquês e arranjos na decoração da casa, porém, isso é um verdadeiro perigo para os gatos.

A planta é venenosa e, ao entrar em contato com o pet, pode causar salivação excessiva, problemas respiratórios, irritação, dificuldade de engolir.

Além disso, ela também pode levar os gatos a convulsões e dificuldades motoras. Por isso, tente evitar ter ela em casa, mas se não for possível, deixe-a longe do seu gato.

11. Violeta

As violetas são plantas super comuns de se ter em casa, principalmente por conta da sua beleza e aparentemente serem inofensivas, mas isso não é verdade. Elas causam vários sintomas graves nos felinos como diarreia, vômito, problemas respiratórios e gastrite.

Então não se deixe enganar pela aparência inofensiva e pequena delas, pois essas plantas são bem perigosas para os bichanos.

E já que falamos em problemas respiratórios por aqui, você sabe o que pode ser quando seu gato está espirrando? Acesse o conteúdo em nosso blog e descubra!

12. Tulipa

Outra espécie que aparece bastante nas decorações é a tulipa. Ela tem um caule bem longo e possui uma linda flor com cor bem marcante.

Apesar de linda, a tulipa é uma das plantas venenosas para gatos que você deve evitar em sua casa. Ela provoca vômitos, náuseas, irritações e dificuldades respiratórias.

Como tratar intoxicação por plantas em gatos?

Se você desconfia que o seu gato ingeriu uma flor, folha ou entrou em contato com uma planta venenosa, o recomendado é levá-lo imediatamente ao médico veterinário.

Lembre-se de levar a planta com a qual ele teve contato, assim, fica muito mais fácil para o profissional realizar um diagnóstico preciso e rápido. Somente ele pode indicar o tratamento adequado para o caso do seu bichinho, garantindo a saúde e bem-estar dele.

Leia também: Como dar um comprimido ao gato?

Como saber se o meu gato foi intoxicado?

Apesar de cada planta causar um sintoma diferente no seu amigo peludo, no geral, todas as espécies provocam alguns sintomas parecidos. Confira os mais comuns a seguir:

  • Vômitos;
  • Náuseas;
  • Irritação na pele e mucosas;
  • Salivação em excesso;
  • Arritmia cardíaca;
  • Diarreia;
  • Perda de apetite.

Se identificar algum desses sinais, corra para o veterinário. Ele vai realizar o diagnóstico preciso e indicar qual o melhor tratamento a ser seguido.

Como evitar que o gato entre em contato com plantas?

Para quem ama as plantas e não quer perder esse ar natural na decoração da casa, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para evitar que o gato chegue perto das plantas tóxicas.

Você pode adicionar em seu jardim algumas outras espécies como o alecrim, citronela, lavanda e capim-limão. Elas possuem fragrâncias que os gatos não suportam e, assim, conseguem manter os bichanos longe das outras plantas que fazem mal para eles.

Além disso, você pode sim investir nos jardins verticais, desde que não haja nenhum móvel por perto, ok? Pois como você já deve saber, esses peludos conseguem alcançar tudo o que eles querem.

Agora que você sabe quais são as principais plantas tóxicas para gatos e como evitar que eles cheguem perto delas, vai ficar mais fácil cuidar deles, não é?

Aproveite e dê uma olhada em nosso conteúdo sobre como adestrar gatos, assim, você consegue ensinar ele a ficar longe desses perigos também.

1 comentário em “Plantas tóxicas para gatos: conheça 12 espécies para evitar!”

Average
5 Based On 1

Deixe um comentário