Você percebeu seu gato espirrando muito e está se perguntando o que pode ser? Saiba que existem diversas causas para esse tipo de sintoma que não é tão comum de ser visto e pode estar relacionado a algumas doenças.
Continue a leitura para conferir 6 motivos que podem fazer seu bichano espirrar muito e — é claro — como ajudá-lo!
Gato espirrando: conheça 6 causas comuns
Qualquer tutor quando percebe um sintoma ou algum sinal incomum no comportamento do seu bichinho já começa a ficar preocupado, não é?
E os espirros costumam trazer um verdadeiro alerta sobre a saúde do seu felino, podendo ser um indício de gripe, alergia ou uma simples reação por conta de um cheiro forte que ele sentiu. Confira a seguir algumas das causas mais comuns para esse tipo de situação:
1. Gripe felina
Você sabia que os nossos gatinhos também sofrem com a gripe? Ela é bem parecida com a doença que afeta os humanos, sendo causada pelo vírus herpevírus do tipo 1.
Essa doença costuma afetar os nossos filhos de quatro patas principalmente no inverno, por isso, é importante ficar atento quando as temperaturas começam a cair.
Os sintomas variam conforme a gravidade do caso, mas, no geral, a secreção nasal ocular é um dos que costumam aparecer com mais facilidade. O tutor deve ficar de olho para que esse quadro não se agrave e vire uma infecção bacteriana, por exemplo.
Então, caso perceba seu gato espirrando e com secreção nasal ocular, leve-o até um veterinário para que o profissional possa aplicar o tratamento adequado.
2. Conjuntivite
Outra doença que também afeta os gatos e pode ser a causa dos espirros do seu bichano é a conjuntivite.
Mesmo a enfermidade causando inflamações na região dos olhos, ela afeta toda a saúde do gatinho e talvez seja quem está por trás dos espirros do seu felino. O ideal é consultar um veterinário para que ele possa analisar o caso e indicar o que deve ser feito.
Veja aqui em nosso blog quais são as principais doenças de gato que afetam a saúde dos nossos queridos bichanos e saiba como prevenir eles desses problemas!
3. Rinite e sinusite
A rinite e a sinusite são problemas bem comuns nos humanos e que também podem afetar os nossos bichinhos. Essas doenças causam bastante espirros nos gatos e, por isso, o tutor deve ficar atento aos sinais que elas dão.
Se o seu felino costuma roncar muito ou respirar com a boca aberta, além de apresentar catarro e dificuldades em inalar, pode ser que ele sofra com algum desses problemas.
A melhor solução é levá-lo ao médico veterinário e garantir que receba o tratamento adequado.
4. Objeto estranho no nariz
Uma coisa que pode causar vários espirros e muitos tutores acabam nem imaginando, é a possibilidade de algo ter entrado no nariz do bichano. É claro que isso incomoda muito, e o espirro é uma forma de tentar tirar o objeto.
Nesses casos, os espirros devem parar depois de um certo tempo ou você pode tentar verificar as narinas do seu bichinho para ajudá-lo na tarefa.
5. Infecções bacterianas
As bactérias são microorganismos que podem trazer diversas doenças para o seu gatinho, muitas delas afetam principalmente o sistema respiratório.
Uma das infecções bacterianas mais comuns é a clamídia ocular, ela traz sintomas como espirros, secreções, olhos lacrimejando e até tosse.
6. Alergias
As alergias são outra causa bem comum de espirros nos bichanos, eles podem ser alérgicos a diversas coisas como pó, pólen, alimentos, ácaros e mofo.
Além dos espirros, você pode perceber outros sintomas como a tosse. Para saber se o seu gato possui alguma alergia é preciso levá-lo até o veterinário, pois o profissional pode indicar o procedimento correto para descobrir o que o bichinho tem.
Caso seja constatada uma alergia, o veterinário poderá recomendar o uso de anti-histamínicos e outros medicamentos indicados para o tratamento nesses casos, além de remover alguns alimentos da dieta do bichano.
Veja também: 8 alimentos que gatos não podem comer de jeito nenhum!
Gato espirrando: quando o sintoma indica algo mais grave?
Os espirros podem ser totalmente inofensivos de vez em quando, mas quando eles ocorrem com frequência e são acompanhados de outros sintomas. Fique atento e leve-o ao veterinário se ele também apresenta:
- Febre;
- Secreção nasal;
- Apatia;
- Tosse;
- Problemas para respirar.
O que fazer quando o gato está espirrando?
Os espirros frequentes realmente não são algo comum e precisam ser investigados. Por isso, quando notar que seu gato está espirrando muito e apresenta alguns outros sintomas, leve ele imediatamente para uma consulta.
Não tente medicá-lo por conta própria e nem usar tratamentos alternativos, pois isso pode até mesmo prejudicar a saúde dele. O melhor é levar o seu bichano até o médico para que ele possa avaliar o caso e definir o que deve ser feito.
Agora você já sabe o que pode ser quando seu gato estiver espirrando e o que fazer com ele nesses momentos.
E já que pode ser necessário dar alguns remédios para ele, aproveite para aprender a como dar comprimidos para gatos aqui em nosso blog e facilitar esse processo.
Espero você lá!