Como adestrar seu gato: 4 truques para ensinar ao bichano!

Como treinar o seu gato: a Líder da Matilha ensina!

É comum pensarmos que, por serem extremamente independentes, os gatos não podem aprender alguns truques bem legais e que impressionam a todos. Venho mais uma vez aqui no blog da Líder da Matilha para desmentir outra ideia sobre nossos amiguinhos peludos e ainda te ajudar com o adestramento do seu gato.

Ensinar alguns truques ao bichano vai muito além de um simples show, é um estreitamento de relações que pode até mesmo melhorar a convivência entre o ser humano e o pet. Quer saber como? Então vem comigo para mais uma leitura cheia de dicas e informações que vão fazer a diferença na sua relação com os peludinhos!

É possível adestrar um gato?

Sem dúvidas, esse não é um mérito apenas dos cães. Mas devo confessar que treinar os bichanos é um pouco mais difícil sim, já que algumas raças de gatos são bem independentes e possuem personalidade forte. Ainda assim, sempre vale a tentativa com recompensas para os comportamentos corretos. Venha entender mais sobre:

Gato Rajado Sentado Esperando Receber um Petisco Do Tutor

Como ensinar truques para o gato?

Agora que você já entende que o adestramento de gatos é possível sim, que tal descobrir 4 truques simples que não são nada complexos para ensinar? Lembrando que a paciência e o amor com seu pet são sempre essenciais, ele não vai aprender nada do dia para a noite. Vamos lá!

1- High-five com o gato

Imagine só seu gato fazendo um high-five com você, alguns já fazem isso de vez em quando esticando a patinha e tocando em você. Garanto que assim é ainda mais fofo! Lembre-se de associar sempre o comando de voz durante o passo a passo para que, em pouco tempo, ele esteja realizando o movimento apenas com sua fala. Veja como ensinar o truque na prática:

Gato Rajado Fazendo High Five com seu tutor

  1. Pegue um petisco e segure acima da cabeça do bichano.
  2. Ele deve tentar alcançar o petisco com a pata.
  3. Nesse momento, estenda sua mão e toque na pata dele como no cumprimento.
  4. Fale “dá a pata” para o gatinho.
  5. Entregue o petisco e faça elogios para o gato.

2- Sentar: um clássico

O truque de sentar é ainda mais fofo e fácil de ensinar para o seu peludo, vale ressaltar que o petisco deve ser um que ele goste bastante. Nada de usar alimentos de humanos, ok? Alguns deles podem até ser perigosos para a saúde do seu amiguinho. Os petiscos próprios para gatos são sempre a melhor opção e não oferecem riscos. Veja como ensinar o truque em detalhes:

  1. Segure o petisco e atraia a atenção do gato.
  2. Vá abaixando o petisco até que o gato fique sentado.
  3. Quando ele sentar, entregue o petisco e diga “senta”.
  4. Como no truque anterior, faça carinho no seu gato e elogie o comportamento.

3- Pegar a bolinha? Sim, é possível

Pegar a bolinha com certeza é um daqueles truques que, em tese, somente os cachorros conseguem fazer. Por isso mesmo todos ficam impressionados ao ver um gato realizando o feito. Para fazer com que seu bichano pegue a bolinha, primeiro você deve escolher uma que ele goste bastante, veja a lista completa do comando:

Filho de Gato Rajado Preto e Cinza Brincando com Uma Bolinha

  1. Chame a atenção do gato com o brinquedo.
  2. Arremesse a bolinha, não precisa ser muito longe.
  3. Fale alto “pega”.
  4. O gato deve ir até o brinquedo.
  5. Quando ele pegar a bolinha, chame-o novamente com um petisco.
  6. Ele deve vir com o brinquedo. Entregue o petisco e faça carinhos nele.
  7. Se tiver mais de um gato, tome cuidado para fazer com um de cada vez.

4- Deitar (ensine depois do truque 2)

Fazer o gatinho deitar é ainda mais fácil quando ele já sabe sentar com o comando de voz, tenha sempre paciência e cautela com seu amiguinho. Esse truque é ainda mais interessante no dia a dia, quando você quer fazer um carinho nele e deseja que o mesmo deite. Veja como ensinar:

  1. Chame o gato com um petisco.
  2. Faça-o sentar onde ele está.
  3. Abaixe o petisco até que ele deite.
  4. Não entregue a guloseima para ele antes disso.
  5. Quando ele o fizer, diga “deite” e entregue o petisco.
  6. Novamente, realize elogios e carícias no bichano.

Meu gato não aprende nenhum truque, e agora?

É possível, sim, que seu gato não queira aprender os truques, tal decisão já é até mesmo esperada. Como expliquei anteriormente, os gatos são animaizinhos super especiais e só fazem aquilo que realmente tem vontade, quando estão confortáveis para fazer. Em todo caso, o amor e o cuidado devem sempre estar presentes nas relações entre você e seu amigo peludo.

Mas não desista, pode ser que seu bichano não esteja disposto hoje, tente novamente mais tarde ou até em outro dia, e se realmente for difícil para você conseguir sozinho, conte com a ajuda de um adestrador!

criança ruiva de tranças abraçando um gato laranja, ambos sentados em um sofá amarelo

Adestramento de gatos: qual a importância?

Para ensinar um truque ao seu gato você deve primeiro entendê-lo, o que implica em uma relação de afeto e respeito. O gatinho deve se sentir confortável e acolhido para que possa ver seu tutor com esse nível de respeito, não é incomum ver lares em que a relação é ruim por falta dessa ligação.

O reforço de comportamentos positivos e a melhora da comunicação entre você e seu gatinho é a base para o adestramento, mas deve ser feito sempre com base no que já foi citado: respeito.

Porque meu gato é tão bravo?

Talvez você esteja pensando que seu gato é “bravo” demais para aprender qualquer truque, saiba que esse comportamento pode estar relacionado a diversos fatores. Se o comportamento do bichano está atrapalhando a convivência e não permitindo a criação de laços, não hesite em procurar ajuda profissional. Veja alguns dos motivos pelos quais o gato adquire esse jeito:

  • Trocas bruscas de ambiente;
  • Mudanças e reformas na casa;
  • Traumas;
  • Herança genética;
  • Proteção de território;
  • Doenças, faça um check up no seu bichano.

Gostou do post? Espero ter te ajudado a entender um pouco mais sobre esse incrível universo felino e as peculiaridades dos arranhadores de sofás. Aproveite para compartilhar esse post com outros tutores de gatos que você conhece, eles vão agradecer pelas dicas.

Assim você ainda contribui para que informações verídicas e que vão melhorar a vida dos gatinhos sejam espalhadas. Continue acompanhando o blog para ver muitos outros conteúdos interessantes, como curiosidades fascinantes a respeito dos gatos. Acesse o post e continue sua jornada para entender a mente felina.

Te espero lá!

Deixe um comentário