Idade de cachorro: entenda quantos anos vive o cãozinho

A idade dos pets tem uma proporção diferente comparada com os tutores. A expectativa de vida dos cachorros varia conforme qualidade de vida, cuidados, alimentação, raça e porte. Assim, você já deve ter se questionado, quantos anos um cãozinho pode viver?

Entender como funcionam os problemas de saúde e a proporção de idade do pet com o tutor são formas de medir a expectativa de vida do nosso aumigo. Já vou avisando que multiplicar por sete não é a alternativa que garante maior precisão.

Pensando nisso, separei um conteúdo completo para você aprender a calcular a idade do seu cachorro, além de entender a expectativa de vida de algumas raças populares. Continue a leitura no blog!

Como calcular a idade do seu cãozinho?

Uma das ideias mais populares do ano canino é a multiplicação de cada ano por sete. Esse método é famoso e simples, mas não reflete a realidade do envelhecimento dos cachorros, pois o seu processo de envelhecimento não é linear, pois o seu envelhecimento é mais rápido nos primeiros anos.

Pessoas idosas sorrindo com seus caes de estimação

Para um cálculo certeiro é recomendado considerar o porte do pet e a variação dos primeiros anos. A fase inicial do pet equivale a toda infância e a adolescência, após os dois anos, o cachorro estará na fase adulta.

Assim, a sua taxa de envelhecimento segue sendo maior que a dos tutores, porém é menor que no começo de sua vida. Para analisar uma média, os pets de pequeno porte têm o proporcional de um ano para quatro anos humanos, enquanto os cães de grande porte têm um envelhecimento de um ano para seis anos de um tutor.

Expectativa de vida de algumas raças de cães

Como dito antes, cada pet tem suas especificidades que influenciam na expectativa de vida. Dessa maneira, tamanho, genética e cuidados são pontos que norteiam a longevidade do animalzinho. Para você compreender melhor, separei algumas raças populares e o tempo médio de vida:

Chihuahua

Os Chihuahuas são cachorros que têm uma alta longevidade, podendo chegar de 15 a 20 anos de vida com cuidados comuns em sua rotina. Seu pequeno porte e postura ativa permitem que ele resista a muitos problemas de saúde, sofrendo mais com problemas dentários e cardíacos.

Labrador

De modo geral, o Labrador é uma raça de cão grande saudável e com bastante disposição para a prática de atividade física. Os problemas genéticos envolvem a displasia coxofemoral e luxação no cotovelo, precisando de uma atenção maior por conta de seu tamanho.

Outro ponto é que ele precisa de uma dieta regular, evitando que o pet sofra com ganho de peso, problemas de pressão ou quadros de diabete canina. Assim, a sua expectativa de vida fica entre 10 a 14 anos.

Poodle

O pequeno Poodle tem uma saúde estável e com poucas predisposições. Com uma expectativa de vida que oscila de 12 a 18 anos, ele pode sofrer com luxação patelar, problemas oculares e displasia de cotovelo. Porém, todos esses quadros são fáceis de controlar com consultas regulares ao veterinário e uma dieta equilibrada.

Pastor Alemão

A longevidade do Pastor Alemão é de 9 a 13 anos, influenciada principalmente pelos fatores genéticos e condições hereditárias. Além dos problemas de seu grande porte, os problemas digestivos e doenças cardíacas são pontos de maior atenção do tutor.

Casal idoso com seu cachorro pastor alemao em uma floresta

Shih Tzu

O Shih Tzu é uma das raças de pequeno porte queridinha de muitos tutores. Com a expectativa de vida de 10 a 16 anos, esses pets sofrem com problemas respiratórios, oculares e dentários, precisando de um acompanhamento constante no veterinário.

Golden Retriever

Entre as raças grandes carinhosas, o Golden Retriever é destaque, sendo companheiro e amoroso com os familiares. Os desafios desses animais são a vulnerabilidade ao câncer e os problemas cardíacos, assim, sua longevidade fica em média de 10 a 12 anos.

Para garantir sua saúde é recomendado manter análises em suas articulações e controlar questões relacionadas ao seu peso.

Pug

Os pugs são pets com alguns problemas anatômicos e respiratórios que vivem de 12 a 15 anos. Por mais que suas características apareçam frágeis, esse cãozinho consegue ter uma vida de qualidade com alguns cuidados envolvendo saúde ocular, pele e sistema respiratório.

Beagle

Por fim, os Beagles têm uma expectativa que fica entre 12 a 15 anos e são saudáveis, podendo desenvolver problemas relacionados com o sobrepeso. Assim, buscar uma rotina saudável, com passeios equilibrados e uma dieta regular aumenta a longevidade desse aumigo peludo.

Como aumentar a expectativa de vida do cão?

Os cuidados básicos com a rotina do pet são fundamentais para garantir uma longevidade com saúde. Assim, os exercícios regulares, alimentação saudável e visitas ao veterinário são pontos cruciais para que o cachorro tenha uma expectativa de vida alta.

Além disso, evite estresses e busque dar uma qualidade de vida para o animalzinho. Os brinquedos interativos, lugares confortáveis e carinho são cuidados extras que os peludos merecem receber.

Gostou do conteúdo? Na Líder da Matilha, você encontra uma série de conteúdos sobre o mundo pet e os cuidados com sua saúde. Continue navegando no blog e confira os conteúdos sobre gripe canina e como cuidar!

Deixe um comentário