A alimentação do nosso pet é sempre um tema importante, principalmente quando vamos pensar nos petiscos. Entre algumas comidas, o tomate é um fruto que por ser saudável gera dúvidas, como: será que o cachorro pode comer esse alimento?
Pensando nisso, separei um conteúdo completo sobre cachorro poder ou não comer tomate. Assim, você descobre alguns pontos fundamentais na dieta do seu pet. Continue a leitura e confira!
Cachorro pode comer tomate?
O tomate é um alimento presente na rotina de muitas pessoas, seja em salada, molho ou assado. Assim, é muito comum considerar se ele pode ser um petisco para o nosso pet, e a resposta é sim! No entanto, é fundamental tomar alguns cuidados e ponderar nas quantidades para evitar malefícios do fruto.
Ou seja, é preciso entender como dar esse fruto ao animal. Assim, você garante que o animalzinho terá os benefícios dos nutrientes do tomate, além de conseguir manter o peso saudável do pet.
Quais são os benefícios do tomate para o cachorro?
Os benefícios para o pet ao comer tomate estão ligados à ingestão de antioxidantes, minerais, fibras e vitaminas. Ou seja, com esses elementos em seu organismo, a saúde do cão melhora em diferentes pontos. Para compreender melhor, separei uma lista, confira:
- Fortalece o sistema imunológico;
- Auxilia na saúde ocular do pet;
- Reduz as chances de dermatites caninas;
- Ajuda a prevenir doenças;
- Evita a ação de radicais livres.
Um fator muito comum nas frutas é a composição rica em água. Logo, o tomate também tem esse elemento em abundância, garantindo uma hidratação para o cãozinho durante as refeições. Isso previne infecções urinárias, sem contar no efeito antioxidante que atua na pele e pelos.
Quando não dar tomate para o cachorro?
Por mais que existam benefícios ao consumir tomate, há momentos em que não é recomendado dar esse petisco para o pet. Entre esses casos, é fundamental ressaltar que os produtos com agrotóxicos em seu cultivo podem gerar problemas a curto, médio e longo prazo ao animalzinho.
Outro ponto é que devem ser retiradas as folhas, caule e outros pedaços que dificultem a ingestão. O fruto deve estar maduro para evitar as substâncias solanina e glicoalcaloide, presentes nos tomates verdes, que causam reações maléficas no cão, como fraqueza, desorientação, tremores e até vômitos.
Ah, vale lembrar que o tomate é um fruto ácido, então ofereça-o em pequenas quantidades para evitar lesões na mucosa do estômago do cachorro. As sementes também não são tão recomendadas, uma vez que elas têm a digestão mais lenta e em grandes quantidades podem causar obstrução intestinal.
Em casos de reações negativas do pet ao comer esse fruto, mesmo seguindo essas orientações, busque um veterinário para investigar as possíveis reações ou problemas do organismo do animalzinho.
Como dar tomate para o cachorro?
A alimentação do pet precisa ser equilibrada para não prejudicar a saúde do nosso aumigo. Dessa maneira, por mais que o tomate seja uma alternativa de alimento que tem os seus benefícios, ele é um petisco para momentos isolados. É fundamental manter a dieta do animal com ração de qualidade para que ele tenha todos os nutrientes necessários para manter a sua saúde.
Além desse ponto, o tomate ideal para dar para o pet é o sem semente, sem caule, sem folhas, maduro e livre de agrotóxicos. Isso faz com que o alimento seja 100% seguro para o animalzinho. A quantidade, como dito antes, deve ser pequena, evitando que a acidez do fruto cause problemas no sistema digestivo.
Ah, não posso deixar de comentar sobre o tomate cru ou cozido. A digestão canina é mais lenta que a nossa, então a recomendação é que o tomate esteja cozido, reduzindo o nível de acidez e facilitando o processo de absorção do alimento. No caso do tomate natural/cru, sua acidez é maior, além da pele ser mais difícil para a digestão do cãozinho.
Aproveite e confira também o nosso conteúdo: cachorro pode comer chocolate?
Os derivados de tomate fazem mal para cães?
No geral, o que não deve ser dado aos cachorros são os alimentos industrializados derivados do tomate, ketchup, molhos prontos, sopas prontas e outras comidas que passam por um processo de adição de elementos químicos e temperos diversos.
Essas comidas mais alteradas são prejudiciais para o organismo do nosso aumigo. Ao evitá-las, você assegura a saúde dele e não gera complicações por conta de alimentos não recomendados.
Quais outras comidas são boas para os cachorros?
Além do tomate, existem outras opções de petiscos para o seu amigo peludo. Entre alguns petiscos diferentes para os cães estão: morango, maçã, banana e pêssego. Vale ressaltar que são apenas alimentos para dar esporadicamente e não compor a alimentação base do cachorro.
Uma ração de qualidade não deve sair da dieta do animal. Através dela que ele tem acesso a proteínas, fibras e uma série de outros nutrientes.
Na Líder da Matilha, você encontra uma série de conteúdos para descobrir como garantir conforto e saúde para o seu pet. Continue explorando o nosso blog e descubra como passear com cachorro, se cão pode comer chocolate e outras curiosidades incríveis!