Como dar Banho em Cachorro? Guia do Líder da Matilha!

Você tem o habito de dar banho no seu cachorro? Se a resposta foi negativa, fique de olho, porque a higienização periódica é fundamental para manter a saúde dos pets! Mas, encarar essa atividade e contar com a boa vontade do animalzinho na hora do banho exige alguns cuidados e um pouco de paciência dos tutores – principalmente se for um cachorro agitado ou estressado.

Para te ajudar nessa missão, reunimos algumas questões importantes que precisam ser levadas em consideração na hora de deixar o seu amigo de quatro patas cheiroso. Então, acompanhe a leitura e esclareça todas suas dúvidas sobre como dar banho em cachorro e proporcione momentos de carinho que o seu pet merece. Vamos lá?

Qual a melhor forma de dar banho no cachorro em casa?

Dar banho em casa pode ser uma atividade muito trabalhosa para os tutores. Mas, seguindo algumas instruções que garantem a saúde e segurança do seu companheiro de quatro patas pode deixar a hora da higienização muito prazerosa, tanto para o tutor quanto para o pet. Confira a seguir as principais etapas para deixar o seu doguinho cheiroso e limpinho em sua própria residência!

Escove os pelos

Muitos tutores não sabem, mas escovar os pelos dos pets evita os nós e emaranhados na hora do banho, garantindo uma higiene mais eficaz e indolor. Além disso, a escovação elimina aquela grande quantidade de pelos mortos que caem do seu pet. No entanto, é importante ter a escova ideal para o tipo de pelagem do seu cachorro de estimação.

cachorro salsicha marrom tomando banho com espuma em uma banheira branca

Cuide dos ouvidos do seu pet

Na hora do banho do seu cão é preciso ter muita atenção com os ouvidos, afinal, são regiões extremamente sensíveis a umidade e todo cuidado é pouco. O recomendado é limpar suavemente o lado externo com água morna – utilize gaze. Coloque pedacinhos de algodão no ouvido para deixá-los tapados e evite que caia água nas cavidades durante o banho.

Beagle recebendo cuidado nas orelhas após tomar banho

Umedeça os pelos

Para que seu pet fique confortável, umedeça os pelos aos poucos com água morna até ele se acostumar com a sensação e se sentir à vontade. Converse com ele durante o ritual do banho e apele para os petiscos caso ele fique apreensivo.

Mas, se mesmo assim ele demonstrar que não está gostando, faça muito carinho e tente tornar a atividade divertida. O ambiente do banho precisa ser confortável, neste caso, é interessante e pode dar banho no seu cachorro no chuveiro.

Passe shampoo no seu pet

Na hora de usar o shampoo, lembre-se de usar um produto próprio para cachorro. Para espalhar, leve em consideração o porte do seu pet e tipo de pelagem para usar a quantidade certa. Depois, faça movimentos de massagem ao longo do corpo até formar espuma, esfregando bem as raízes dos pelos e deixe agir por alguns minutinhos.

cachorrinho bege recebendo banho com shampoo em um lugar de chão de madeira

Todas as partes precisam ser lavadas, especialmente as patinhas, o bumbum e a barriga. Ah, e não se esqueça do focinho. Deixe a cabeça por último e jogue água com delicadeza. Caso ele não seja muito habituado à rotina de banho, procure descontrair o seu cãozinho e passar uma experiência positiva.

Enxágue e seque

Chegou aquele momento que, instintivamente, o seu bichinho vai se chacoalhar para tirar o excesso de água – esteja preparado! Enxágue com água morna em abundância até retirar todo excesso de shampoo. Antes de usar o secador de cabelo, esfregue uma toalha por todo corpo e tire o excesso de umidade dos pelos.

cachorrinho peludo branco molhado enrolado em uma toalha rosa

O secador pode deixá-lo desconfortável, então, não economize no carinho e utilize sempre em temperatura morna. Deixar a pelagem bem seca é fundamental para evitar possíveis doenças de pele, como dermatite e proliferações de fungos.

Quantas vezes se deve dar banho no cachorro?

A frequência do banho em cachorro é bastante relativa, afinal, o porte do pet e o local onde ele frequenta pode influenciar. Em médio, a rotina de higiene pode ser a cada 15 dias, mas caso seu companheiro de quatro patas passe muito tempo em local sujo, esse intervalo pode ser menor. Algumas raças de cachorros com pelos mais longos e oleosos, é recomendado banhos semanais.

Por outro lado, caso o seu cãozinho tenha um porte menor, sua pelagem seja mais curta e ele passe a boa parte do tempo em casa, os banhos podem acontecer a cada 30 dias. Mesmo assim, fique atento ao cheiro, se começar a ficar fedidinho antes da hora, é sinal de que precisa dar um banho antecipado. Mas lembre-se, o excesso de banho pode trazer malefícios para a saúde dos pets. Além disso, é indicado reduzir a frequência dos banhos em cachorros no frio, certo?

Como dar banho em cachorro e tirar o mau cheiro?

Para tirar o mau cheiro do seu cão, é fundamental manter a frequência do banho e utilizar produtos específicos para cachorros. Afinal, shampoo para humanos podem alterar o pH da pele dos pets. Essa alteração pode levar a proliferação de micro-organismos e ao odor. Além disso, é fundamental manter uma atenção especial na região das orelhas que são mais propensas a doenças fúngicas.

cachorro médio porte bege sorrindo em uma banheira tomando banho de sabão

Como dar banho em cachorro que morde?

Esse é um dilema de muitos tutores, afinal, não é nada fácil dar banho em cachorro que morde. Mas calma, isso não é uma missão impossível! Nada como uns petiscos e muitas carícias não resolvam. O truque é fazer com que ele se sinta confortável e consiga lidar com o banho da melhor maneira possível. Ah, e não se esqueça de elogiar sempre que ele estiver calmo!

E então, gostou do nosso guia de como dar banho em cachorro? Por mais que alguns animais domésticos não gostam de água, é possível deixar esse momento super divertido e relaxando para o seu peludo.

Por hoje ficamos por aqui, mas continue acompanhando nosso blog e fique por dentro mais dicas e curiosidades sobre o universo animal. Continue navegando pelo nossa pagina e confira o post com dicas para fazer adestramento de cachorro em casa, vale a pena conferir. Te esperamos por lá!

Deixe um comentário