10 raças de cachorro peludo: cuidados e curiosidades

Os nossos amigos peludos são fofos, principalmente quando a pelagem deles é grande, volumosa e bem macia. Muitas raças de cachorros têm essa característica para se proteger de baixas temperaturas ou por conta da adaptação natural de seu organismo.

Ficou curioso em conhecer quais são os cães peludos mais queridinhos? Continue a leitura no nosso blog e confira as características de raças como Chow Chow, Pequinês, Shih Tzu e outras!

1. Chow Chow

Uma das raças de cachorro mais peludas é o Chow Chow. Esse pet tem uma estrutura grande e aparência que mistura lobo, leão e urso, ainda, tem características únicas, como a sua clássica língua azul. Essa raça é milenar com origem chinesa por volta de 200 a.C. com objetivo de ser um cão de guarda.

Assim, por mais que ele tenha essa aparência fofa, o pet não é amigável. Com personalidade reservada, ele não gosta de tanto de contato e é leal ao seu tutor. Dessa maneira, para cuidar desse peludo, é preciso cautela para evitar invadir o seu espaço.

Em questão de pelagem, é recomendado escovação diária e garantir uma secagem completa após a higienização. Esse cuidado reduz as chances de o pet desenvolver doenças de pele.

2. Lulu da Pomerânia

O pequeno Lulu da Pomerânia é um pet de 22 cm com até 4 kg que é peludinho. Cheio de fofura, esse animal é originário da Polônia, sendo adotado por diversos membros da família real. É um pet amigável, carinhoso e adora conforto.

Os seus pelos têm um desembaraço natural, precisando de escovação duas vezes por semana para reduzir as chances de doenças de pele. Outra curiosidade é que eles são animais que se adaptam bem em apartamentos ou casas menores!

3. Shih Tzu

Uma das raças mais populares do Brasil, o Shih Tzu é um cachorro peludo querido no país. Carismático com todos, inclusive crianças, esse amigo de quatro patas esbanja pelos brilhantes com comprimentos e cores diferentes.

Sua origem é chinesa, criado em locais de luxo e cheios de conforto que o transformou em um cachorro de apartamento. Assim, os cuidados diários são ligados a passeios em áreas seguras, escovações e muito carinho!

4. Husky Siberiano

O Husky Siberiano é uma raça de porte médio famosa pela sua beleza. Habituado a ambientes frios, esse animal tem uma pelagem reforçada para suportar baixas temperaturas. Dessa maneira, é fundamental cuidados especiais com a pele e os pelos do pet.

Essa raça tem muita energia, então, sempre realize exercícios físicos para evitar acúmulo de estresse no animalzinho. Além disso, cuidado com as sujidades após os passeios ou as brincadeiras e mantenha uma rotina de escovação de pelo menos duas vezes por semana.

5. Pequinês

Outro animalzinho de origem chinesa que é membro de muitas famílias é o Pequinês. Esse cachorro é pequeno, doce e conquista todo mundo com a sua simpatia. Sua pelagem é meio áspera e com muitos subpelos, ou seja, ele precisa de escovações diárias para garantir uma pele saudável e visual bonito.

Com esses cuidados, esses animaizinhos com 23 cm de altura e até 6 kg irão arrematar os corações das visitas.

6. Poodle Toy

Da França para o Brasil, o Poodle Toy é uma raça de cão peludo popular tanto em casas quanto em apartamentos. Fofos, animados, energéticos e super inteligentes, esses pequenos são queridos por muitas pessoas. Em questão de coloração, eles são encontrados com pelos pretos, marrons, cinzas, avermelhados e brancos.

No caso da higiene dos pelos, o recomendado é realizar tosas para garantir uma forma bonita, além disso, ter uma rotina de atividade física para ele ficar saudável e livre de problemas emocionais é essencial. Assim, esse pet será super dócil com visitas, crianças e até outros animais.

7. Lhasa Apso

O Lhasa Apso é uma raça de pequeno porte muito semelhante com a raça Shih Tzu. No entanto, conta com pelos longos, orelhas finas e temperamento protetor. Com um corte regular e cuidados corretos, a pelagem dessa raça fica lisa, brilhante e exuberante.

Esse pet foi considerado sagrado em sua região de origem, Tibet. Dessa maneira, o seu instinto foi enaltecido, transformando-o em um pet cheio de personalidade.

8. Border Collie

O Border Collie é um cão super inteligente, animado e peludo, tudo isso sem perder a obediência com os tutores. Assim, ele foi usado para pastoreio para gastar sua energia física.

A pelagem desse cachorro é dividida em duas combinações: pelos curtos e macios ou grossos e longos para proteção contra as baixas temperaturas. Ah, não posso deixar de comentar da sua coloração tradicional: bicolor com preto e branco.

9. Bobtail

O Bobtail, também conhecido como Old English Sheepdog, é famoso por ser companheiro tanto de crianças quanto de adultos, sendo dócil e fofo. Ele é enérgico e ativo, ou seja, perfeito para fazer brincadeiras e aprender técnicas de adestramento.

Uma atenção necessária com esse animalzinho é os cuidados com a higiene e os passeios para evitar o surgimento de problemas de pele, como fungos, principalmente por serem pets que ficam próximos com as crianças.

10. Afghan Hound

No fim da nossa lista, trouxe o Afghan Hound, a famosa raça de origem afegã, conhecida pelo seu porte grande e estilo exuberante. Mesmo com um afiado instinto de caçador, esse cão é brincalhão e gentil com os seus tutores.

Como um pet doméstico, ele precisa de cuidados especiais com escovações e uso de óleos naturais para manter a beleza de seus pelos.

Aqui na Líder da Matilha, você encontra conteúdos completos sobre os cuidados com cachorros, sejam eles ansiosos, peludos, desobedientes ou agitados. No nosso blog, é possível aprender tanto sobre como regular a dieta dos pets até formas de educar. Confira!

Deixe um comentário