Cachorro com febre: aprenda a identificar e cuidar

Todo mundo sabe que ter febre não é nada legal, não é? E os nossos amigos peludos com certeza também não gostam de sentir isso, mas você sabe identificar quando o seu cachorro está com febre?

Existem vários sinais que demonstram quando nossos bichinhos não estão bem e podem ajudar nessa descoberta. Por isso, criei um guia com tudo o que é necessário para descobrir quando o seu cãozinho está com febre.

Com as dicas que veremos aqui, ficará muito mais fácil identificar a temperatura elevada no organismo dos nossos amiguinhos e vai nos ajudar a cuidar bem deles.

Continue lendo e confira!

O que pode causar a febre em cachorros?

Existem diversas causas para um quadro de febre, como infecções por vírus, fungos, bactérias e outras doenças de cachorro. Assim, eles podem até mesmo sofrer com a febre após tomarem uma vacina, por exemplo.

Uma gripe ou resfriado também costuma deixar a temperatura corporal dos cãezinhos, pois é uma reação normal do corpo para combater alguma anomalia.

Deu para ver como eles são parecidos com a gente, não é? Por isso, é muito importante cuidar dele e evitar esse tipo de sintoma, afinal, não é nada legal sentir febre.

Percebeu uma temperatura anormal no seu amiguinho? Leve ele o quanto antes para o veterinário, assim, o profissional pode fazer um diagnóstico preciso do que está acontecendo com o seu peludo.

Apesar de ser algo comum, a temperatura corporal elevada pode ser um sinal de algo mais complexo e sério. Então não deixe de lado esse cuidado e atenção com seu bichinho, pois quanto antes um tratamento for iniciado, maiores as chances de bons resultados.

Qual temperatura é considerada febre em um cachorro?

Os nossos queridinhos possuem uma temperatura corporal um pouco diferente dos humanos. Geralmente, ela fica entre 37,5 °C e 39,3 °C, sendo mais elevada do que a nossa. Então, se os valores passarem do normal, seu cachorro já está sofrendo com esse problema.

Vale lembrar: temperaturas acima de 41° C podem afetar os órgãos do seu pet, colocando a saúde dele em risco.

Como saber se o cachorro está com febre?

Faça isso usando um termômetro, porém, aferir a temperatura do seu amigo peludo pode ser um pouco perigoso e incômodo para ele, não sendo recomendado fazer isso em casa.

O ideal é levar o seu cãozinho ao veterinário, pois os profissionais têm um termômetro com haste flexível, ideal para realizar essas medições. Ele causa menos desconforto e possui menos riscos para o seu bichinho, além disso, o veterinário já tem muito mais experiência para conduzir o processo.

Então como fazer a identificação em casa, para poder levá-lo ao especialista? Existem alguns sintomas da febre que te ajudam nisso. Confira a seguir:

  • Tremores;
  • Diarreia;
  • Sonolência;
  • Vômito;
  • Pet bebendo mais água do que o normal;
  • Apatia;
  • Falta de apetite.

Muita gente acaba confundindo um focinho quente e seco com o sintoma, só que nem sempre isso é igual a febre, então fique bem atento aos outros sintomas que falamos aqui, ok?

E já que falamos que um dos sintomas é o seu cachorro não querer comer, confira aqui em nosso blog outras 8 razões para a falta de apetite do seu cão!

Como medir a temperatura do cachorro?

Apesar de o recomendado ser levá-lo ao veterinário para realizar essa medição, em alguns momentos, você mesmo terá que fazer isso em casa. Uma das melhores formas de medir sem causar desconforto no seu peludo, é utilizar um termômetro veterinário de infravermelho, pois você não precisa nem mesmo entrar em contato com o cachorro.

Essa é uma maneira bem menos invasiva e segura de realizar a medição, agora, se você não tem acesso a esse tipo de equipamento, existem outros modelos como o retal e o auricular.

Tanto o primeiro como o segundo podem incomodar o cachorro, além de serem perigosos caso não sejam manipulados com cuidado.

Então, sempre que possível, leve seu amiguinho para um profissional especializado e tenha um diagnóstico preciso.

Como cuidar de um cachorro com febre?

Depois de constatar a febre, você pode se perguntar: o que fazer agora? Para cuidar do seu cãozinho e tentar amenizar esse momento difícil, você deve seguir os medicamentos receitados pelo veterinário e fazer seu amiguinho beber muita água, além de comer bem também.

É claro que não pode faltar muito amor, carinho e atenção com o seu pet também. Com isso, fique tranquilo, pois logo ele estará recuperado e cheio de energia novamente!

Um lembre muito válido de se fazer aqui é: nunca dê um remédio usado para controlar febre em humanos para o seu cão. Medicamentos como paracetamol e aspirina, comuns para nós, intoxicam os nossos amigos de quatro patas.

Sempre siga a orientação do especialista na hora de medicar seu bichinho.

Como prevenir o seu cachorro da febre?

Muitas vezes, não temos como controlar isso, pois resfriados e outras doenças são comuns em nossos pets. Mas, existem alguns hábitos que podem ajudar a prevenir seu cão de ter febre.

Confira algumas dessas dicas a seguir e deixe seu amiguinho livre desse problema:

  • Tenha certeza de que seu cãozinho será vacinado nos primeiros meses de vida e sempre faça o reforço anualmente;
  • Mantenha ele em ambientes limpos, com grama cortada, sem contato com fezes e outros animais que possam estar doentes;
  • Use coleiras antipulgas no seu pet, para repelir insetos transmissores e causadores de doenças, como a doença do carrapato.

Pronto, agora você já sabe como identificar e cuidar de um cachorro com febre, deixando ele confortável e amenizando o sofrimento nesse momento.

Continue navegando em nosso blog e confira outros conteúdos sobre bem-estar animal aqui na Líder da Matilha!

Deixe um comentário