Cachorro com pelo caindo e com feridas: como tratar?

Pode ser contado nos dedos o número de tutores que nunca tiveram que se fazer a pergunta “cachorro caindo pelo e com feridas como tratar?”. Cãezinhos que apresentam o pelo caindo rendem uma boa dor de cabeça aos tutores.

É óbvio que qualquer um irá se preocupar sobre a saúde do seu peludinho quando imaginar que tipos de condições terríveis a queda de pelo pode indicar para seu animalzinho.

No entanto, é bom entender que os pelos caindo nem sempre significam uma condição ruim do cãozinho, e podem ser parte de um processo natural na vida deles.

Cãezinhos, felinos e outros pets trocam de pelo com frequência, logo é necessária uma longa observação para identificar a causa da queda e se isso significa mesmo um problema para seu animalzinho.

Por isso estou aqui para ensinar a observar melhor os sinais de possíveis condições que podem ocasionar queda de pelo. Confira o melhor guia sobre a queda de pelo canina!

Quando se deve preocupar com a queda de pelos do cachorro?

Como dito anteriormente, a queda de pelo canina pode ser apenas um processo natural sem nenhuma ligação com uma doença de cachorro, deficiência nutritiva do animalzinho ou qualquer outro sintoma.

No geral, a queda de pelos também é difícil de avaliar se está ou não normal, afinal, o cãozinho pode estar em processo de crescimento e amadurecimento. Uma época em que é natural cair muito pelo de todas as áreas do seu corpo, dando a impressão de que há uma queda excessiva.

Antes de se preocupar, o tutor deve observar o animal mais de perto e tentar identificar outros sinais que somados à queda de pelo podem indicar algum tipo de enfermidade. Os sinais que você deve reparar em seu peludinho antes de se preocupar, além da queda de pelos, são:

  • Coceira;

  • Descamação — pele saindo de um local ou de locais diferentes do corpo;

  • Áreas com queda de pelo localizada;

  • Lesões e pequenas feridas.

Esses são alguns dos sinais que podem, sim, ligar o alerta vermelho na cabeça dos tutores e são suficientes para chamar a atenção para possíveis condições veterinárias mais sérias.

Ao identificar esses pequenos sinais, também não basta apenas se preocupar. É necessário levar seu cãozinho até um veterinário para entender qual é a sua condição, em que grau está e iniciar o mais rápido possível um tratamento.

O que pode causar feridas e quedas de pelo nos cães?

Mas quais seriam essas enfermidades associadas à queda do pelo? Se sua preocupação é cachorro caindo pelo e com feridas para tratar, então nada mais essencial que conhecer que tipos de enfermidades podem estar causando isso ao seu cãozinho.

Antes de tudo, aqui vai uma boa notícia. Esse sintoma não costuma representar doenças graves, que podem levar o seu peludinho a óbito. Você já pode respirar aliviado(a). Mas ainda assim, conheça quais são as principais enfermidades associadas a esse sintoma.

Atopia canina

A dermatite atópica canina, ou atopia canina, é um tipo de alergia a um item do ambiente externo, que além da queda de pelos, causa imensa coceira e vermelhidão no local.

A alergia causa uma inflamação localizada além dos sintomas mencionados. Essa área afetada se torna sensível, e o cãozinho ao coçar piora a situação, gerando ainda mais feridas no local.

Essas feridas se tornam ainda mais inflamadas e podem até infeccionar, piorando o quadro exponencialmente. As quais costumam ser:

  • Patas;
  • Abdômen;
  • Coxa;
  • Orelha;
  • Face;
  • Região pélvica;
  • Olhos — causando conjuntivite canina.

A doença é causada por uma predisposição genética do cãozinho, que o faz ter alergia a produtos específicos. Entre os principais estão o pólen, plantas, sementes e até a pele humana em certos casos.

O tratamento da atopia canina envolve controlar a inflamação, isolar o animalzinho do agente alergênico e administrar remédios e shampoos que reduzem a alergia.

Infecção por fungos

Fungos são microorganismos que pertencem ao reino fúngico, e eles podem infectar o seu cãozinho e trazer para a vida do animal alguns sintomas sérios e desagradáveis, entre eles a queda de pelo.

A principal infecção por fungo é a micose de pele, porém o quadro pode ficar preocupante e muito sério caso o fungo se alastre para dentro do organismo do animal.

Fatores como umidade, estresse, infecção por outros parasitas e alimentação inadequada são facilitadores da infecção e até mesmo fatores de risco para seu cãozinho, então muito cuidado.

Essa é uma enfermidade que caso não seja tratada adequadamente pode significar perigos para a saúde do cãozinho. Além da queda de pelo, as infecções apresentam mau cheiro, pele com grossas camadas, coceira, e pode impactar as unhas do animalzinho, corroendo elas.

Alergias alimentares

Cãezinhos que comem proteínas e carboidratos complexos podem apresentar quadros de alergia alimentar resultantes em queda de pelos e outros sintomas como coceira, inflamação e indisposição. Entre os principais alimentos que causam alergia nos animais estão:

  • Ovos;

  • Carne bovina;

  • Soja;

  • Leite e lacticínios;
  • Batata, arroz e milho;
  • Frango.

Tome cuidado com a alimentação do seu animalzinho e prefira sempre a administração de ração de boa qualidade, a qual é a dieta completa e mais indicada para ele.

Aliás, você sabe porque cachorro não pode comer chocolate? Fiz um post somente para responder essa pergunta aqui no blog, vale conferir!

Ansiedade e compulsão

Estresse e desequilíbrio hormonal em cães infelizmente é algo comum. E entre diversos sintomas que esse mal pode apresentar estão a queda de pelo e a compulsão canina.

O cãozinho estressado pode se coçar ou se morder várias vezes no mesmo lugar. Esse comportamento já é um enorme sinal de estresse do animalzinho. Quando a queda de pelo é causada por esse comportamento, ela é localizada e bastante aparente na região.

Entre outros sintomas de estresse estão mudanças de comportamento súbitas, apatia, destruição de objetos atípica e latidos em excesso. Para tratar é necessário identificar a fonte do estresse e tentar retirar o animalzinho daquele contexto.

Presença de parasitas, como carrapatos e pulgas

Por fim, outra doença relacionada à queda de pelos é a presença de alguns parasitas externos como carrapatos e pulgas. A infecção por esses organismos causam a perda de pelo, feridas na pele, crostas, sarna, escurecimento na pele e coceira na área afetada.

Como ajudar um cachorro com queda de pelos e feridas?

Um cãozinho que apresenta quedas de pelos, em especial quando aliado a esses outros sintomas listados, deve ser imediatamente levado para um veterinário para a análise clínica e diagnóstico adequado.

O diagnóstico para entender que tipo de mal está causando a queda de pelos não costuma demorar. Assim você saberá como ajudar seu animalzinho e como tratar.

Embora o trabalho seja do veterinário, é interessante que o tutor utilize o guia no artigo para tentar reparar nas pistas que indiquem a doença correta.

Assim, muitas vezes o agente causador do mal já pode ser identificado e a informação é levada com o cão até o veterinário.

Como tratar cachorro caindo pelo e com feridas?

O tratamento depende do diagnóstico realizado. Cada doença terá um tipo específico de tratamento, e cabe ao veterinário administrar a intervenção correta para cada tipo de mal que faz o pelo cair.

Portanto, não deixe de levar seu cãozinho até o veterinário e identificar o mal que o seu animalzinho está sofrendo para assim tratar de maneira completa toda condição que possa afetar sua saúde.

Gostou do conteúdo? Aqui no blog da Líder da Matilha trago diversos artigos que visam ajudar os pais de pet a cuidarem de seu amiguinhos da melhor forma. Te convido a ler o post sobre cachorro com febre para entender mais esse sintoma, que pode indicar um outro problema maior.

Até lá!

1 comentário em “Cachorro com pelo caindo e com feridas: como tratar?”

Average
5 Based On 1

Deixe um comentário