Gato arranhando o sofá? Aprenda a proteger sua mobília!

Só quem tem um gatinho em casa sabe o quanto eles adoram arranhar as mobílias, não é mesmo? Apesar de ser hábito exclusivo dos felinos, essa arte pode trazer dores de cabeça para os tutores.

Mas calma! Por sorte, há formas de evitar esse comportamento, adestrando o seu gato e vivendo tranquilamente sem se preocupar com as garras afiadas dos bigodudos. Se você quer saber como evitar gato arranhando sofá e qualquer outra coisa que estiver ao seu alcance, confira as nossas dicas!

Vamos lá?

Por que os gatos arranham os móveis?

Provavelmente você já se perguntou o porquê gato arranha sofá e outras superfícies. Apesar de parecer ser um momento de pura diversão para os bichanos, é importante mencionar que essa atividade é natural de todos os felinos, não só dos gatos domésticos.

Se você tem gato, com certeza já encontrou enroscado no sofá uma casquinha de unha, certo? Quando os gatos arranham as superfícies, eles conseguem eliminar a bainha morta externa de unha para que a nova seja revelada.


Embora muitos tutores não saibam, nas patinhas dos gatos existem glândulas que soltam um cheiro para marcar território. Outro motivo que leva os felinos a arranharem é fixar esse odor no sofá ou em qualquer outro local. Esse comportamento também explica o porquê eles arranham sempre no mesmo lugar.

Por isso, é importante que o seu amigo peludo tenha arranhadores e seja acostumado a usar eles desde filhotes. Afinal, quanto antes ele aprender, melhor!

E por que eles preferem arranhar a cama e o sofá?

Esses dois móveis costumam ser um dos preferidos dos felinos na hora de sair arranhando tudo por aí. Mas por que eles?

O sofá e a cama ficam em locais sociais para os gatinhos, pois essas áreas têm o nosso cheiro ou o dos próprios bichanos, sendo algo familiar para eles.

Além disso, esse tipo de mobília é alta, firme e fabricada com materiais que os nossos amigos felinos adoram, como tecidos e madeira.

A grande maioria dos gatos arranha superfícies verticais, muitos tutores compram arranhadores horizontais e deixam no chão para o felino, mas poucos fazem uso. Eles gostam mesmo de se alongar um pouquinho também, no momento de arranhar.


Veja também: Por que os gatos ronronam? Tire suas dúvidas aqui!

O que fazer para o gato não arranhar o sofá?

Assim como pular, correr, brincar, os gatos também precisam arranhar. Esse comportamento que faz parte da personalidade dele tem solução. Confira abaixo algumas recomendações para o seu amigo peludo ficar longe do sofá e outros móveis!

1. Ofereça arranhadores para os seus bichanos

A melhor maneira de evitar que o gato arranhe sofá é ter arranhadores em casa. Mas antes de investir nesses produtos para gatos, é importante observar se o seu bichano prefere superfície lisa ou materiais mais rústicos para arranhar. Afinal, cada um possui sua particularidade!

Entre os mais diversos modelos disponíveis no mercado, aqueles mais elaborados que envolvem penduricalhos e túneis podem ser mais atrativos aos olhos dos gatos. Mas isso não significa que os modelos simples também não chamem a atenção deles.

Para que eles se interessem pelo brinquedo novo, procure deixar nos locais apropriados e estratégicos. Uma dica é deixar ao lado da mobília que ele costuma arranhar. Além disso, abuse dos incentivos e afagos até que ele perceba que aquele objeto é dele.

Se você tem mais de um gato em casa, para não existir disputa pelo arranhador, é importante ter ao menos um para cada.

2. Higienize o sofá com produtos específicos

Como vimos anteriormente, gato arranhando sofá é uma forma de marcar território, por isso, a higienização pode ser bastante eficaz.

A melhor forma de remover essas substâncias é por meio de produtos específicos elaborados com amônia quaternária. Essa solução é capaz de acabar com o cheiro dos gatos, deixando o sofá menos interessante para arranhar.

Por outro lado, quando os gatos percebem que sua marca está indo embora da móvel, eles tendem a reforçar o cheiro com novas arranhadas. Por isso, tire todos os vestigios da mobília para não acontecer recaídas.

3. Ofereça diferentes atividades

Por mais que arranhar faça parte da natureza dos felinos, muitas vezes eles podem estar entediados. Para evitar esse cenário e acalmar o gato, proporcione brincadeiras para o seu bichano.

A melhor forma de deixar ele satisfeito para não arranhar o sofá é criar um ambiente com atividades diversas. É importante tirar um tempinho para brincar com o seu gato diariamente. Além de ser uma das tarefas do tutor, esse momento de diversão deixa ele mais tranquilo, feliz e saudável.

Por fim, caso ainda esteja sofrendo com o gato arranhando o sofá, tente melhorar a localização do arranhador. Talvez, um ambiente mais escondido ou algum canto da casa pode ser mais atrativo para o seu companheiro peludo. Uma boa sugestão é deixar o comedouro por perto do novo brinquedo.

E por falar em gatinhos, que tal conferir o nosso conteúdo sobre como descobrir se o gato é fêmea? Acesse o post em nosso blog e saiba mais sobre o assunto!

Deixe um comentário