Cachorro desaparecido: aprenda o que fazer nessa situação

Ter o seu cachorro desaparecido não é nada agradável para os tutores que amam os seus amigos peludos. Uma situação como essa muda a rotina e deixa todos da família preocupados, não é? E por mais que pareça difícil, é necessário manter a calma nesses casos e agir rapidamente para conseguir encontrar o seu cãozinho.

Para te ajudar nisso, preparei um guia com diversas dicas de como encontrar um cachorro perdido. Com essas indicações sendo tomadas da forma correta e com agilidade, pode ter certeza que as chances de achar o seu peludo serão enormes.

Continue a leitura e confira!

O que fazer quando o seu cachorro está perdido?

Como vimos antes, o bichinho desaparecido nos deixa realmente preocupados, mas é preciso manter a calma e saber o que fazer para aumentar as chances de conseguir encontrá-lo.

Com as dicas que vamos ver a seguir, fica muito mais fácil achar o seu amigo de quatro patas e trazê-lo de volta para casa.

Vamos lá?

1. Pense e faça uma busca rápida nas redondezas

Ao perceber o desaparecimento do seu animalzinho, pare e pense em quanto tempo faz da última vez que viu ele, tente se lembrar de onde estava e que momento do dia era. Dessa forma, você pode calcular qual seria a distância que ele pode ter percorrido.

Com isso em mente, faça uma busca na área perto de onde viu o seu peludo pela última vez, percorra um trajeto que seu cão faria e chame o nome dele o tempo todo. Converse com vizinhos, mostre fotos dele e continue procurando no perímetro que você calculou.

mulher com cachorro no colo

Conforme o avanço é feito, aumente a área de buscas para tentar encontrar o seu bichinho.

Veja também: como fazer dois cachorros se darem bem?

2. Divulgue a foto dele nas redes sociais

Atualmente, as redes sociais são um dos melhores lugares para você receber ajuda na hora de procurar pelo seu cãozinho perdido. Existem várias pessoas procurando os seus pets por lá, inclusive há muitos grupos somente para essa finalidade.

Divulgue nesses espaços e coloque informações para poderem entrar em contato com você, caso alguém ache o seu amiguinho. Apenas tome cuidado com os dados que irá compartilhar, infelizmente alguns indivíduos podem agir com maldade.

mãos manuseando celular com computador de fundo

3. Espalhe panfletos e cartazes pela cidade

Além das divulgações feitas no ambiente virtual, é muito importante também espalhar pela cidade alguns cartazes e panfletos com as informações para ajudar nas buscas pelo seu cãozinho.

mãos segurando panfletos azuis

Coloque fotos com uma imagem bem nítida para facilitar a identificação do animal e distribua em locais com grande movimentação de pessoas como supermercados, igrejas, lojas e outros lugares. Com mais gente sabendo da situação, maiores as chances de achar o seu peludo.

4. Use plataformas para busca de cães

Outra forma de ajudar a achar o seu cachorro perdido é utilizar sites e apps desenvolvidos propriamente para isso. É possível encontrar várias dessas plataformas exclusivas que auxiliam na busca de cães, colocando dados, características e fotos do seu amigo de quatro patas.

Nesses espaços online há várias pessoas que estão com o mesmo objetivo que você, empenhadas em achar os bichinhos. Por isso, é uma ótima ideia procurar informações do seu pet nesses ambientes.

5. Visite ONGs, pet shops e abrigos para pets

Ao encontrar um animal perdido é comum as pessoas levarem ele até um abrigo ou ONG especializada. É fundamental visitar esse tipo de local e entrar em contato com o máximo possível deles em busca do seu amigo peludo.

Deixe a foto do seu cachorro e as informações de contato, assim, caso ele seja encontrado, os abrigos podem avisar você pelo telefone.

Encontrei o meu cachorro perdido e agora?

Após finalmente trazer o seu bichinho em segurança para casa, é hora de tomar alguns cuidados para garantir a saúde do pet. Afinal, ele pode ter passado bastante tempo longe do lar e ficado muitas horas sem comer, beber água, além de ter entrado em contato com locais sujos.

Por isso, a melhor coisa é levá-lo ao veterinário para verificar se está tudo certo com a sua saúde. Dessa forma, o profissional consegue indicar o que deve ser feito com o cãozinho para deixá-lo bem cuidado e disposto novamente.

Inclusive por ele andar em lugares desconhecidos, é possível que o seu animalzinho entre em contato com insetos causadores de enfermidades, como a doença do carrapato. Saiba tudo sobre esse problema aqui em nosso blog!

Como prevenir a fuga do seu cãozinho?

Agora que você tem o seu peludo em casa, nada melhor do que tomar algumas medidas para prevenir outra fuga dele, não é?

Adestre ele para não passar dos limites da sua casa e tente limitar o acesso dele aos portões, assim, você já consegue diminuir bastante as possibilidades de fuga.

Outra coisa importante é investir em coleiras com placas de identificação, elas são essenciais para facilitar na hora de identificá-lo.

fileira de coleiras coloridas

Esse tipo de item é fundamental para quando for passear com seu peludo, pois caso ele escape da coleira de passeio, ainda vai ter uma com seus dados para ajudar na identificação.

É importante usar uma coleira diferente para passeio e plaquinha de identificação. Caso no passeio a coleira abra e o cachorro escape, a coleira com plaquinha estará intacta.

Falando nisso, que tal dar uma olhada nesse post aqui sobre a importância de passear com seu cachorro? Acesse o conteúdo e veja como esse momento junto do seu amigo de quatro patas é importante para ele.

Te espero lá!

Deixe um comentário