Cachorro e gato podem comer milho? Saiba tudo na Líder da Matilha

Dar um petisco para os nossos pets sempre é uma maneira de adestrar ou dar um mimo, não é mesmo? Seja para os bichanos ou os peludos, esse agrado é sempre bem-vindo. Porém, será que pode dar todos os alimentos para os nossos animais? O milho é um desses alimentos que muitas pessoas ficam em dúvida.

Isso porque sempre consideramos adicionar frutas e vegetais na dieta dos pets, visando complementar a alimentação dos amigos de quatro patas. No entanto, não é assim, já ouviu falar que cachorro não pode comer manga, então, existem várias histórias de alimentos que podem ou não podem dar para os pets.

Pensando nisso, separei um conteúdo completo sobre milho e seus derivados. Então, continue a leitura e descubra se gatos e cachorros podem comer esse vegetal.

Cachorro pode comer milho e espiga de milho?

A espiga de milho até parece um brinquedo natural incrível para cães, resistente o suficiente para o roer e não machucam os dentes e gengivas do pet. Porém, essa não é a realidade. A espiga de milho não tem função nutricional para o cão e pode apresentar riscos.

Por conta de sua estrutura, os fragmentos grandes podem engasgar o cachorro, além de colocar em risco o pet a obstrução intestinal, problema que muitas vezes precisa de cirurgia de emergência. Os principais sintomas dessa ingestão são náuseas, desidratação, redução de mobilidade, diarreia e até perda de apetite.

Então, seguindo essa lógica o mais recomendado é que não dê a espiga de milho para o cachorro ingerir. Mas e o próprio milho?

No caso do milho cozido, separado da espiga, pode ser um petisco para o pet. No entanto, o mais recomendado é buscar petiscos mais saudáveis para sua alimentação, uma vez que o milho tem um alto índice glicêmico, podendo prejudicar o organismo do cão e influenciar no surgimento da diabete canina.

E os derivados do milho?

O milho é um ingrediente visto em muitos preparos, principalmente no Brasil. Bolos, pamonhas, curaus, biscoitos, broas e outros alimentos usam milho em suas receitas. No entanto, um problema dessas comidas é a sua união de açúcares com amido, podendo ser prejudicial para os cães.

O consumo dos derivados do milho não entra em dietas de cachorros com diabete e com obesidade. Dessa maneira, se você está regulando uma dieta para a perda de peso do cão, evite esses alimentos para não prejudicar a recuperação da saúde do cão.

A pipoca também não é recomendada quando é preparada com gordura e com temperos ultraprocessados, assim, no geral não é indicado. Já no caso do milho cozido, ele pode ser dado ao pet sem manteiga e sem sal, porém em baixas quantidades para respeitar uma alimentação regular.

Gato pode comer milho e seus derivados?

Os gatos são mais carnívoros que os nossos amigos peludos, assim precisam de uma dieta que inclua mais proteínas. Então, por mais que o milho cozido não seja tóxico para os bichanos, ele não oferece muitos benefícios nutricionais para sua dieta.

A ração é o alimento ideal para compor a dieta do gato, mas se ele quiser o milho como petisco, pode dar. Vale lembrar que é um petisco que deve ser dado sem temperos, sal ou manteiga, além de dar em baixa quantidade para não interferir na dieta do bichano.

Em casos de que o felino coma milho temperado, mantenha a calma e se ele apresentar sinais como desconforto, ânsia e vômitos, leve-o em um veterinário. Ah, não posso deixar de comentar sobre a famosa pipoca, ela não tem nenhum valor nutricional para o pet e segue a mesma linha de raciocínio, ou seja, pode ser um ingerida pelos gatos sem nenhum tempero e em pequenas quantidades.

Afinal, o que dar de petisco para os pets?

Embora o milho não seja tóxico, ele não é um petisco tão recomendado tanto para os cachorros quanto para os gatos. Seja por risco de engasgo, obstrução intestinal ou interferência na dieta. Além desse alimento, outras comidas que podem ser prejudiciais para a dieta dos pets são chocolates, uvas-passa e outros.

Assim, o mais recomendado antes de selecionar os petiscos dos animais é encaminhá-lo ao veterinário. Nessa consulta, você consegue definir o que é necessário na dieta e até quanto de alimento o pet precisa na sua rotina. Dessa maneira, o animalzinho não sofre com diabete e obesidade.

Sabendo disso, alguns petiscos possíveis para os cães e gatos incluem: melão, banana, cenoura, pepino, frango sem tempero e muitos mais. Na Líder da Matilha, contamos com uma lista de frutas que cachorros podem comer.

Aqui no blog, priorizamos a saúde e o bem-estar dos seus amigos peludos, oferecendo dicas e conteúdos completos para você cuidar de seus pets da melhor forma possível. Continue navegando em nosso blog e confira todos os nossos textos!

Deixe um comentário