Ferida em cachorro: o que pode ser e como tratar?

As feridas em cachorro podem ser provocadas por doenças, parasitas, produtos químicos e até pelo comportamento do próprio pet. Por isso, é necessário ficar atento aos sinais.

Se seu amigo de quatro patas está com uma ferida em carne viva, mantenha a calma. Neste conteúdo, preparei uma lista com as possíveis causas dessas feridas, indicando possíveis ações que você, tutor, pode tomar.

Continue na página e confira!

ferida na pele de cachorro

Quais as principais causas das feridas em cachorros?

As feridas em cachorro podem aparecer por diversos motivos. Assim, caso você note algum sinal, não exite em procurar um médico veterinário de sua confiança.

Confira agora as principais causas de feridas em cachorro.

Feridas provocadas por traumas

As feridas provocadas por traumas costumam aparecer de uma hora para outra. Elas são consequência de acidentes, brigas com outros cães ou feitas pelo próprio animal, ao se coçar, por exemplo.

cachorro se coçando

Então, se o cão tem o hábito de sair ou passar muito tempo na rua, ele fica mais suscetível a se machucar e apresentar feridas, já que ele pode ser atropelado ou agredido por outro animal, por exemplo.

Nesses casos, é importante investigar o machucado, já que as feridas provocadas por mordeduras são consideradas feridas infectadas. Assim, elas precisam da análise e cuidados veterinários.

Dermatites causadas por fungos e bactérias

Algumas feridas que aparecem nos cachorros são resultados da presença de fungos e bactérias. Existem alguns sinais que podem indicar uma ferida de pele causada por esses microorganismos:

  • Pelo do cachorro está caindo;
  • Coceira;
  • Presença de bolhas avermelhadas;
  • Secreção;
  • Crostas de pele;
  • Alteração da cor da pele.

Nesse caso, seu peludinho também precisa ser avaliado por um profissional, para definir um tratamento eficaz.

Feridas provocadas por pulgas e carrapatos

As pulgas e carrapatos são parasitas que atormentam muito a vida dos peludinhos de quatro patas e de toda família, caso não seja feito um controle.

ácaro no pelo do cachorro

Assim, a saliva do inseto entra na corrente sanguínea do pet, podendo transmitir infecções e doenças. Esse é um fator que pode desencadear coceiras intensas, podendo deixar a pele do cão com feridas.

O fato preocupante é que tanto as unhas como os dentes desses animais são bem afiados. Assim, dependendo da intensidade da coceira, a pele pode ficar bastante machucada.

Nesses casos, minha indicação é realizar o controle ou eliminar a presença de carrapatos e pulgas do ambiente com parasiticidas. É importante também procurar ajuda especializada para evitar infecções e quadros mais graves.

Feridas provocadas por quadros alérgicos

As feridas podem ficar ainda piores, caso seu amigo de quatro patas seja alérgico a pulgas e carrapatos.

O maior sinal de um quadro alérgico mais intenso é o cachorro com pelo caindo em grandes quantidades, na parte dorsal e também do rabo do pet.

Nesses casos, a alergia só é interrompida com administração de medicamentos específicos, receitados por um médico veterinário.

Feridas causadas por sarna

As sarnas são causadas por ácaros e podem ser de dois tipos: a sarcóptica e demodécica. A primeira é uma zoonose, assim, pode ser transmitida para humanos. Ela provoca coceira intensa, queda de pelos e feridas, evoluindo rapidamente.

cachorro deitado no chão

A sarna demodécica, por sua vez, não é transmissível. Entretanto, desencadeia os mesmos sintomas da sarna sarcóptica. Além disso, as duas formas precisam ser tratadas com acompanhamento médico.

Contato com produtos químicos

Alguns produtos químicos também são capazes de ferir a pele do cachorro. Dessa forma, fique atento aos produtos de limpeza que você utiliza em casa. Eles podem ser a causa das feridas no pelo do seu cão.

Por isso, prefira produtos neutros e que sejam dermatologicamente seguros para toda a sua família. Aproveite para avaliar também os acessórios que o cachorro utiliza. Certos materiais também causam alergia no pet, como aqueles utilizados em caminhas, por exemplo.

Por isso, é fundamental saber qual tipo de cama para cachorro é a mais adequada para seu pet.

Câncer de pele ou carcinomas

Os cães que ficam mais expostos ao sol e que têm pelagem clara são mais suscetíveis a desenvolver o carcinoma escamocelular.

Esse tipo de câncer provoca feridas avermelhadas que não cicatrizam, mesmo com aplicação de remédios e outros cuidados.

Então, se você notar feridas com essas características na barriga, na região nasal, no pavilhão auricular ou virilha, procure ajuda o mais rápido possível.

Nesses casos, uma cirurgia de remoção do tumor pode ser indicada.

Leishmaniose canina

A leishmaniose canina pode se apresentar de duas formas: leishmaniose tegumentar (cutânea) e a leishmaniose visceral. As duas têm como sintoma principal o desenvolvimento de feridas na pele e nas mucosas do bichinho.

As feridas tendem a aumentar de tamanho. Mas podem também permanecer com o mesmo diâmetro. A boa notícia é que atualmente os cães com essa doença podem ser tratados e ainda continuar com sua família, ao contrário do que acontecia no passado, onde os animais eram obrigatoriamente sacrificados.

As feridas abertas em cães podem ser provocadas ainda por alergias alimentares, por isso, é preciso se atentar também para a dieta do seu animal de estimação. Confira uma lista de frutas que o cachorro pode comer para deixar a saúde dele sempre em dia.

O que fazer quando o cachorro tem uma ferida?

O primeiro passo, e o mais seguro, é encaminhar o pet para atendimento de um médico veterinário de sua confiança. Ele é o profissional capaz de realizar um diagnóstico e propor uma estratégia de cuidado eficaz.

Além de medicações específicas, ele pode indicar o uso de produtos antissépticos, cicatrizantes e outras soluções para cura. Então, antes de tomar qualquer decisão, não deixe de levar seu amigo de quatro patas para ter cuidados especializados.

Confira também quais ossos podem ser dados para cachorro e que não vão trazer danos para a saúde dele. Por aqui, você descobriu mais sobre o que pode causar feridas em cachorro.

Espero que essas dicas sejam muito úteis para você!

Até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário