Cachorro puxa a guia no passeio? Saiba como resolver!

Seu cachorro puxa a guia durante os passeios? Esse é um problema bem comum, mas que pode se tornar perigoso na hora de viajar com o seu cãozinho ou no dia a dia também, afinal, ficar fazendo força na guia pode acabar quebrando ela. Além disso, esse ato de puxar a coleira machuca o seu amigo de quatro patas.

Então, é importante evitar que isso aconteça durante os passeios. Mas, como fazer o nosso peludo parar de ficar puxando? É isso que vou te mostrar no conteúdo de hoje.

Preparei um guia com várias dicas de como ensinar o seu cãozinho a parar de puxar a coleira na hora de passear. Continue lendo e confira!

Quais podem ser as causas do cachorro puxar a guia?

Existem muitas coisas que podem fazer um cachorro puxar durante o passeio, mas o que mais acontece é ele querer chegar em determinado local e descobrir que puxando a guia, ele consegue isso.

Dessa forma, o peludo acaba entendendo que ao fazer força na guia, ele consegue exatamente o que deseja. Por isso, a tendência é que ele puxe cada vez mais.

Saiba que o contrário pode acontecer também, muitas vezes é o próprio tutor que acaba puxando demais a coleira. Nesse caso, o cãozinho precisa fazer força para andar, aprendendo que isso faz parte dos passeios.

E você pode estar fazendo isso sem nem perceber. Para verificar se está forçando a coleira, veja como a segura. Se ela estiver enrolada na sua mão, muito provavelmente você está puxando ela.

Cachorro puxando a guia: o que fazer?

Existem várias dicas e truques que vão ensinar o seu peludo a andar certinho durante os passeios. Vamos dar uma olhada em todas elas? Confira a seguir:

1. Treine com ele em sua casa

A melhor forma de ensinar o seu amigo peludo a não puxar a guia é começando com um treinamento em casa. Em um local mais calmo e que ele conhece, vai ficar muito mais fácil de aceitar os comandos e se manter tranquilo.

Esses treinos podem ser feitos até mesmo depois dos passeios, quando o cão já está mais cansado. Atraia a atenção dele com a sua ração preferida, assim, você pode criar um sistema de recompensa. A cada acerto que tiver, ganha um pouco de ração ou petisco.

Coloque o cãozinho ao seu lado com a guia nele, deixando ela curta. Depois, comece a andar devagar, caso ele não puxe, dê uma recompensa.

Repita o treino várias vezes e vá aumentando o trajeto conforme ele faz progresso. Quando já estiver em um nível mais avançado, eles podem ser feitos fora de casa. E não precisa demorar muito, faça treinamentos curtos de até 10 minutos.

2. Invista nas coleiras e guias certas

Você sabia que existem diferentes tipos de guias para passeio? Pois é, há vários modelos disponíveis no mercado e cada um ajuda em determinado processo de adestramento.

No caso dos cachorros que adoram ficar puxando a coleira, o modelo mais recomendado é o de peitoral. Pois ele fica preso bem na parte frontal do peito e, assim, você faz com que ele vá para o lado quando começar a sair correndo por aí, impedindo que ele avance.

Isso deixa o nosso amigo peludo frustrado — mas é por um bom motivo — e começa a ensinar que ele não deve continuar com essa ação.

3. Dê recompensas para ele quando andar certinho

Além das recompensas nos treinos, você pode recompensá-lo também nos passeios. Quando o seu amigo de quatro patas andar certinho e sem puxar a guia, dê um petisco ou alguma outra recompensa para ele.

cachorro recebendo um petisco

Dessa forma, você ajuda ele a associar o bom comportamento com coisas boas. Isso é muito importante no processo de aprendizado dos nossos cãezinhos. Então, se ele “andar na linha”, pode enchê-lo de carinhos e petiscos.

4. Mantenha-se sempre no controle do passeio

É muito importante que o seu cachorro entenda bem que quem está no comando do passeio é você. Ele precisa entender que vocês estão andando juntos.

Então, conte com a ajuda das recompensas para ir ensinando que ele deve andar ao seu lado e não puxar a guia. Uma dica que pode ajudar é não falar quando tiver que puxar a guia, pois isso pode levá-lo a achar que está acertando.

Veja também: Passear com Cachorro: por que é tão importante?

5. Deixe seu cachorro cansado antes de passear

Outra forma de evitar que o cãozinho fique puxando demais a guia, é deixá-lo cansado antes mesmo de sair para passear.

Você pode brincar com ele, jogando uma bolinha, caça ao tesouro, entre outras brincadeiras. Isso vai cansá-lo, ajudando a diminuir a ansiedade do pet e facilitando na hora de guiar o passeio.

cachorro preto com bolinha de tênis

Agora que você sabe o que fazer com cachorro puxando a guia, a hora de passear com o seu peludo vai ser muito mais tranquila e agradável.

Veja também como acostumar seu cãozinho com a coleira, evitando que ele estranhe um novo modelo. Aproveite e confira esse conteúdo aqui no blog!

1 comentário em “Cachorro puxa a guia no passeio? Saiba como resolver!”

  1. Meu cachorro não aceita petisco na rua, ele puxa muito, mesmo mudando ele de direção.
    E ele não aceita nenhum tipo de comida durante o passeio e ignora completamente qualquer interação.

    Responder
Average
5 Based On 1

Deixe um comentário