Cachorro picado por abelha: saiba o que fazer nessa situação

Cachorro picado por abelha: o que fazer nessa situação

Seu cachorro foi picado por uma abelha e você não sabe o que fazer? Não se preocupe, no post de hoje você vai aprender tudo o que pode ser feito nessa situação para aliviar a dor do seu peludo e garantir a saúde dele.

Afinal, ninguém gosta de levar uma picada de um inseto, não é? É claro que os nossos amigos de quatro patas também não gostam nenhum pouco disso, apresentando diversos sintomas de quando estão se sentindo mal.

Para te ajudar a identificar esse quadro e saber o que deve ser feito nessas horas, preparei um conteúdo com várias dicas de como cuidar de um cachorro picado por abelha e como reconhecer os sintomas desse problema.

Continue a leitura e confira abaixo!

Quais sintomas um cachorro picado por abelha apresenta?

De maneira geral, a picada de abelha provoca um inchaço local nos cãezinhos que fica com uma aparência esbranquiçada e um contorno avermelhado. Isso é causado pela presença do ferrão, localizado bem no centro do inchaço.



Além desse sinal mais visível, o seu cachorro pode ter vários outros sintomas comuns para esse tipo de situação como:

  • Dificuldade em respirar;

  • Vômito;

  • Dor;

  • Inchaço;

  • Convulsão;

  • Diarreia;

  • Fraqueza;

  • Febre;

  • Pele amarelada;

  • Apatia;

  • Extremidades frias;

  • Tremores.

Uma boa dica para identificar se o seu peludo foi picado é saber por onde ele passou antes, assim, fica mais fácil verificar um possível contato com insetos.

Além disso, um comportamento diferente do comum é outra forma de reconhecer uma picada de um inseto nele. Afinal, ele pode não falar, mas consegue mostrar que não está bem de outras maneiras.

Veja também: como identificar e cuidar de cachorro com febre!

O que fazer com um cachorro picado por abelha?

Identificou uma picada de abelha no seu cãozinho? Então, agora é hora de aprender o que deve ser feito nessa situação.

O recomendado é levar o seu amigo peludo para o veterinário o mais rápido possível, pois o profissional conseguirá fazer a retirada do ferrão com segurança e indicar os cuidados seguintes com maior precisão.



Porém, se você estiver em um local distante e o tempo para chegar até o médico seja maior, pode tentar fazer a remoção do ferrão com cuidado e depois colocar uma compressa fria sobre o local.

Feito isso, leve o seu peludo até a clínica veterinária para ele receber um remédio indicado contra picada de abelha, como um anti-histamínico (nos casos mais graves) ou soro (fluidoterapia).

Como realizar os primeiros socorros após a picada?

A primeira dica é manter a calma, o seu cãozinho vai estar bem agitado por conta da dor. Por isso, ao tentar fazer a retirada é preciso imobilizar ele para reduzir as dores.

Você pode utilizar um cartão, seja do banco ou algum outro semelhante, para raspar o ferrão da área inchada. Faça isso com cuidado para não causar mais incômodo ao seu amigo peludo e acabar piorando a situação.



Raspe o ferrão abaixo do saco de veneno e tente não apertar o local para não espalhar ainda mais a toxina pelo corpo do animal.

Outra coisa para evitar é puxar o ferrão com os dedos ou uma pinça, pois isso vai manter o veneno presente na área e, assim, acabar agravando a situação.

Picada de abelha pode matar o cachorro?

A resposta é sim, a picada do inseto pode levar à morte em alguns casos. Mas não precisa ficar preocupado, pois essas situações são raras e acontecem devido a uma reação mais forte do organismo a toxina.

No geral, o que acontece é somente a lesão com inchaço no local da ferroada, normalmente no focinho ou nas patas.

E uma picada apenas não costuma trazer grandes problemas, agora, várias picadas unidas a uma alta sensibilidade do organismo podem ser fatais.

Por isso, é possível concluir que esse inseto pode sim representar um risco aos nossos cãezinhos, ainda mais em casos que o tutor não sabe o que fazer.

Confira também outras 6 doenças comuns em cachorros que podem apresentar riscos ao seu amiguinho! Aprenda a como identificar e cuidar do seu pet nessas horas.

Como prevenir o seu cãozinho da picada de abelha?

Apesar de ser algo que foge um pouco do controle do tutor, existem algumas formas de prevenir o seu peludo desse problema.

Uma delas é observar bem o local onde você está passeando com o seu cãozinho, se há muitas abelhas por ali, talvez seja melhor encontrar outros locais para passear.

Caso você veja um grande agrupamento de abelhas no seu quintal, chame um profissional da apicultura para retirá-las com segurança e deixar a área tranquila para o pet.

E já que falamos sobre o que fazer com um cachorro picado por abelha, é interessante também conhecer mais sobre outros transtornos causados por insetos e bichos em cães, como a doença do carrapato. Acesse o nosso post e confira!

Te espero lá!

Deixe um comentário