Lambeijos e seus significados!

Quem não gosta de chegar em casa e ser recebido com vários lambeijos do seu pet, não é mesmo?!

As lambidas são um ato natural dos peludos, aprendido desde pequeninos, e que tem vários significados. Vamos conhecê-los?

  • Afeto

Lamber as pessoas no rosto e nas mãos é uma das maneiras que os cães têm de demonstrar carinho e afeto. É como se os bichanos estivessem dando um beijinho carinhoso para mostrar que gostam muito de você!

Quando alguém está triste, os pets costumam ficar por perto e dar muitas lambidas também, num gesto de solidariedade e companheirismo, até mesmo nos momentos difíceis.

  • Submissão

Desde o nascimento, a mãe enche os seus filhotes de lambidas. Essa é a sua forma de comunicação com eles, além de limpá-los com a saliva e estimular a respiração dos pequenos.

Em resposta, os filhotinhos lambem o focinho da mãe, indicando submissão à quem os cuida e protege.

Quando o pet cresce, repete o mesmo ato ao cão líder da matilha, ou ao seu tutor humano, demonstrando respeito e obediência.

  • Sabor da pele

A pele humana tem um sabor salgado que os cães adoram. E, se você lidou com alimentos e não lavou as mãos, pode ter certeza que os peludos vão querer provar um pouquinho do que ficou por ali!

Mas fique atento. Se você passou algum creme ou protetor solar no corpo, não deixe o pet lamber a pele.

Ele pode se interessar pelo sabor, já que é diferente, mas ele estará ingerindo apenas produtos químicos que podem fazer mal à sua saúde.

  • Estresse ou ansiedade

O bichano está lambendo até demais? Espera um pouco aí. Isso pode indicar estresse ou ansiedade.

Ele pode estar com sede, fome ou precisa de alguma ajuda no momento. Se ele vir correndo até você e não parar de lamber, provavelmente o cão tem alguma necessidade.

As lambidas também liberam endorfinas nos seus corpinhos, o que ajuda os peludos a se sentirem bem. Então, o excesso pode indicar problemas na mente.

E os lambeijos fazem algum mal à saúde?

Olha, geralmente os beijinhos caninos não causam nenhum problema… Mas, tudo depende do que o pet andou fazendo antes por aí.

Se o seu amigão costuma passear pela rua e frequentar ambientes que não sejam tão limpos, é possível que ele transporte alguns germes e bactérias que podem prejudicar a saúde humana e causar doenças ou infecções.

Então, o ideal é manter seu pet sempre limpinho. Assim, ele pode te encher de lambeijos sem problema nenhum!

Comments ( 2 )

  • Andréa Lima Leal

    Eu adoro ganhar lambeijos das minhas filhinhas de 4 patas… E sei que elas fazem isto como forma de carinho! Ler este artigo esclareceu ainda mais isto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *