Ensinando o cão a fazer as necessidades no lugar certo

Ensinando o cão a fazer as necessidades no lugar certo

Quem nunca chegou em casa e se deparou com alguma “surpresinha” deixada pelo pet?!

Se não adestrado corretamente, o bichano acaba deixando suas necessidades em lugares inconvenientes, o que pode sujar ou estragar algum móvel, além de dar uma dor de cabeça danada aos tutores.

Por isso, definir um local fixo e ensinar o cão a usá-lo como banheirinho é essencial.

Mas como fazer isso?

A primeira coisa que você precisa ter é paciência, pois assim como qualquer outro comando de adestramento, leva um certo tempo e frequência para o peludo aprendê-lo.

Escolha um cantinho

Separe um cantinho especial do seu lar, que fique longe do lugar onde o seu pet se alimenta e dorme, e forre-o com jornal ou um tapete higiênico.

Crie uma rotina

Defina horários para o seu cão comer, brincar, dormir e fazer suas necessidades. Assim, fica mais fácil controlar a hora em que o pet vai usar o banheiro.

A nossa dica é:

1) Leve-o ao banheiro assim que ele acordar e após os cochilos do dia;

2) Antes e depois de brincar com o peludinho;

3) Entre 15 e 20 minutos após ele se alimentar.

Recompense os acertos

Sempre que o seu cãopanheiro evacuar no lugar certo, faça carinhos e muita festa! Assim, ele associará o ato como algo positivo.

Não dê broncas e jamais machuque o pet ou esfregue o seu focinho no xixi ou cocô fora do lugar. Isso só traumatiza o animal e ainda não o ensina a usar o banheiro corretamente.

Se você ver que ele está querendo fazer suas necessidades no lugar errado, diga um firme “não” e leve-o calmamente ao local adequado.

Não se esqueça de manter sempre o banheiro limpo e higienizado, ok?!

Se você optar por usar papéis de jornal para forrar o banheirinho, uma dica interessante é prender suas bordas com uma fita no chão. As pontinhas podem ser levantadas pelo vento e acabar despertando a atenção do peludo, deixando-o com vontade de picotar o papel todinho com seus dentes e unhas, principalmente se ele for filhote.

Mesmo que ele demore para entender que agora há um lugarzinho específico para se aliviar, não desista. Continue persistindo, logo logo seu fiel amigo pega o jeito!

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *