Devemos tosar os cães no verão?

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, a maioria das pessoas que possuem um cão em casa o levam para a tosa, acreditando que, desta maneira, estão ajudando o pet a se refrescar no calor.

No entanto, a tosa nem sempre é recomendada. Dependendo da raça, pode até prejudicar e trazer problemas mais sérios para o animal. Pois o pelo, na verdade, atua como um isolante térmico natural, que protege o corpo do cão dos raios solares e ajuda a mantê-lo na temperatura normal, evitando o superaquecimento e possíveis queimaduras de pele.

Então devemos tosar os animais ou não?

A resposta é: depende.

Raças muito peludas podem ser tosadas, mas sem deixar os pelos muito curtos, para não expor os bichanos ao calor intenso e agredir sua pele. Geralmente, é indicada uma tosa a cada 45 dias.

Para cães com pelagem média pode-se fazer uma tosa higiênica, que corta os pelos apenas em locais específicos.

Já as raças de pelo curto não devem ser tosadas de forma alguma, pois isso pode fazer com que os pelos não voltem a crescer mais, o que os deixa vulneráveis tanto ao calor do verão, quanto ao frio do inferno.

Mas, se você optar por tosar seu peludinho ou não, ainda é preciso tomar alguns outros cuidados nessa época do ano:

  • Escovação regular: escovar o pelo é essencial para eliminar os fios mortos e mantê-lo sem nós, o que retém o calor;
  • Ambientes ventilados e com sombra: deixe sempre um espaço fresco e longe do sol para o cão descansar durante o dia;
  • Água fresca: mantenha a vasilha ou bebedouro do seu pet sempre com água fresquinha e gelada, além de estimulá-lo a beber durante o dia;
  • Banhos periódicos: dê um banho bem gostoso a cada 15 dias no seu animal de estimação, isso também ajuda a retirar os pelos mortos e refresca o bichano;
  • Horário para passeios: deixe para passear com seu pet em horários em que a temperatura está mais amena. O período da manhã ou entardecer são ideais, pois dessa forma o chão não queimará as patinhas do seu amigo e os raios solares não são tão intensos.

Outra dica importante: se você está com dúvida se deve tosar ou não seu pet, consulte a opinião de um veterinário de confiança. Ele pode ajudá-lo a tomar medidas adequadas para proteger seu melhor amigo durante o verão!

Comment ( 1 )

  • Alda Santos

    Gostei da dica poi tenho três peludos e eu mesma todo com todo o cuidado não mando para Pet shop eu confio no que faço pois amo muito meus peludos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *