Como fazer seu cão parar de pular nas pessoas?

Quem tem um cão em casa quase sempre precisa lidar com uma tarefa complicada: controlar o animalzinho para que não fique pulando em quem estiver por perto.

Geralmente, essa agitação e excitação é causada pela ansiedade do bichado, criada, sem querer, quando ele recebe atenção nos momentos errados.

Esse é um comportamento muito comum, principalmente quando o pet ainda é filhote, pois esta é a maneira encontrada por ele para interagir e chamar a atenção.

Quando o cão é novo, essa atitude pode ser erroneamente vista como “fofa” por seu dono e até encorajada, o que pode trazer grandes incômodos quando o animal crescer, principalmente se for de porte médio/grande, pois estes pulos podem derrubar e machucar as pessoas.

E como educar o pet para que não pule mais?

É preciso desenvolver algumas atividades diárias para que o cão gaste sua energia acumulada e introduzir comandos que corrijam este comportamento.

Para demonstrar que o pulo não é desejado, o adestrador deve se manter parado, ignorando o animal. Com algum petisco, ensina o comando básico “senta”, premiando-o com a recompensa somente quando parar de pular e obedecer.

Com o tempo, o cachorro associará que sentar e manter o comportamento calmo é muito mais recompensador!

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *