como cuidar de cão idoso

Cuidando bem do seu cãozinho idoso – Dicas!

Quando os pelos começam a ficar brancos no focinho e ao redor dos olhos, é bom ficar mais atento ao seu cão. A partir dos oito anos de seu animalzinho, é importante um maior cuidado com sua saúde e bem-estar, porque ele já está ficando velhinho.

Um cachorro idoso requer cuidados importantes que devem ser anotados e praticados pelos donos. Os anos de ouro do animal já se foram e com a idade ele costuma ficar mais quietinho e deitado, querendo brincar e se movimentar cada vez menos. Talvez até ele comece a ficar gripado mais vezes por conta de alguma corrente de ar ou exposição continua ao sol, que devem ser evitados quando a idade chegar. Você pode perceber também que o seu animalzinho evita ficar perto de outros cães agitados e isso é por conta de sua idade e sua falta de vontade de ficar se locomovendo. Não o force a estar onde ele não quer estar. A idade chega para todos e respeitar quando ele está em seu cantinho e descansando é essencial.

É importante entender que o cachorrinho ser idoso não é o mesmo de ele estar doente. Ele pode estar com uma ótima saúde mesmo sendo velhinho. Apenas precisará de cuidados mais focados para a sua idade, como a ração diferenciada, exercícios regulados, evitar mobilidades exageradas, etc. E com todos esses detalhes a se observar, não podemos nos esquecer de ter muito amor e paciência com o nosso amigo, proporcionando o conforto que ele precisa.

Dica 1: Mantenha sua saúde sempre em dia

Assim como nós humanos, os animais também precisam de cuidados, como estar regularizados no veterinário, principalmente quando estão velhinhos e precisam receber cuidados diferentes. Repito: ser idoso não é estar doente, mas pela idade há mais probabilidades de doenças se desenvolverem, por isso é importante estar atento.

Ter uma rotina de visitas ao veterinário de pelo menos seis em seis meses é essencial para o bem-estar do seu pet. Caso ele já tenha algum problema de saúde, diminua o intervalo de tempo entre as visitas, para que não se agrave.

Dica 2: Faça com que ele se exercite 

Por conta da idade, a mobilidade do peludo tende a diminuir, é claro. Mas exercícios são ótimos para manter a saúde estável. Para cãezinhos que já fazem exercícios, como brincadeiras e passeios, não devem ser retirados de sua rotina. A atenção que deve ser tomada é diminuir o ritmo das atividades feitas. Tanto o tempo, quanto a quantidade de coisas realizadas deve ser reduzida de acordo com a idade do seu cão e principalmente de acordo com a indicação do veterinário.

Para os cães que não são acostumados com exercícios diários, é importante se dedicar a andar com ele pelo menos uma vez ao dia para que ele não fique muito parado. Lembrando que é sempre de extrema importância ter o parecer de um veterinário.

Dica 3: Procure sempre proporcionar um ambiente confortável 

O cão idoso não tem a mesma disposição que o filhote tem para todas as coisas, manter a rotina é essencial para o cão mais velho, até porque, ele saber o que vem pela frente e isso ser seguido, diminui seu stress no dia a dia.

Você deve se atentar também em manter a ração e a água do peludo sempre pertinho do pet, para que ele não precise se movimentar muito. Também deixa-lo em um lugar que não seja difícil para ele chegar até onde deve fazer suas necessidades.

Mesmo que ele tenha dormido com você a vida toda, recomenda-se que o cão tenha sua própria caminha, para ele dormir sossegado o tempo que precisar. O seu cão idoso precisa dormir sem alvoroços de um animalzinho mais novo ou mesmo da própria rotina do dono. Encontre uma caminha de fácil acesso, sem que ele precise fazer muito esforço para subir nela.

E a dica que não pode faltar para ter um ambiente confortável para o seu cão amigo é proporcionar o máximo de amor e carinho para com ele. Mais do que nunca, seu pet precisa de atenção e cuidado, mesmo não tendo mais energia para brincar a todo o tempo com você, ele ainda precisa de mimos. Então, seja próximo e cuide de cada detalhe para que ele continue saudável e dure o máximo de tempo perto de você.

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *