Cães em apartamento: quais são as raças mais adequadas?

Cães em apartamento: quais são as raças mais adequadas?

Muitas pessoas passaram a morar em apartamentos mais compactos e com menos espaço. Mas isso não impediu que o amor por pets diminuísse, o que acabou gerando um problema e uma dúvida:

“Qual é a melhor raça de cão para se ter em apartamento?”

Bem, como o espaço é reduzido, cães de médio e grande porte estão fora de questão, pois eles precisam de áreas mais amplas para se movimentarem. Sem falar no barulho que acabam causando, o que poderia incomodar os vizinhos.

Mas é claro que existem raças de cachorros mais adequadas para espaços pequenos. Para isso, é preciso levar em consideração alguns fatores:

  • Porte: cães de porte pequeno se adaptam melhor a locais pequenos, pois precisam de menos espaço para se movimentar.
  • Barulho: alguns cães tendem a latir mais, para vocalizar seus sentimentos.
  • Necessidade de exercício: certas raças precisam gastar menos energia do que outras, e têm a tendência de dormirem mais durante o dia.

 

Então vamos para a lista?

  • Pug

Quem nunca teve vontade de ter um pug?! Esse lindinho é super calmo e quase não late. É uma raça que quase não cresce. Porém, ronca bastante!

 

  • Shi Tzu

O Shi Tzu é uma das raças mais adoradas pelos brasileiros. Apesar de serem muito tranquilos e preguiçosos, precisam fazer exercícios, como caminhadas, para evitar a obesidade canina.

 

  • Lhasa Apso

Essa raça é muito parecida com o Shi Tzu. Também são preguiçosos e adoram ficar dormindo pelos cantinhos do apartamento. São fáceis de adestrar e se adaptam rapidamente ao ambiente.

 

  • Bulldog Francês

Muito amável e dócil, especialmente com crianças, o Bulldog Francês adora receber atenção e carinho. Mas também é considerado bagunceiro. É preciso ter uma atenção especial com a saúde desse bichano, especialmente com sua pele.

 

  • Spitz Alemão

Peludinho e pequeno, o Lulu da Pomerânia – como também é conhecido – é uma ótima companhia para idosos. São muito ativos, alegres e espertos. Mas devem ser bem adestrados, pois podem ser possessivos com relação aos seus tutores e ambiente em que vivem.

 

  • Yorkshire Terrier

Este cãozinho é super brincalhão e afetuoso. Possui muita energia e é indicado para o convívio com crianças e para pessoas alérgicas, pois seu pelo é muito parecido com o cabelo humano e não irritam a pele ou o sistema respiratório.

 

  • Poodle

O Poodle é uma das raças mais populares do mundo. São leais e sociáveis e afetuosos. Além disso, se dão muito bem com outros animais e se adaptam facilmente a todos os ambientes.

 

  • Chihuahua

É uma raça bem apegada aos donos e podem ser muito ciumentos. São ótimos para apartamentos devido ao seu tamanho. São inteligentes e ativos, além de excelentes guardiões do ambiente em que moram.

 

  • Maltês

Assim como o Yorkshire, este cão é ideal para alérgicos devido ao seu pelo. Gentil e companheiro, se acostumam rapidamente ao estilo do seu dono. É considerado um cão de terapia.

 

  • Dachshund (Teckel)

Essa raça adora brincar e é bastante agitada, portanto, precisa de passeios regulares. Vivem muito bem em apartamentos e se dá bem com crianças e idosos. É preciso ter uma atenção especial com a sua coluna.

 

“E um vira-lata, posso adotar?”

Claro! No entanto, como o cão não possui uma raça definida, não é possível saber exatamente sua propensão genética.

Uma dica antes de adotar é analisar o porte  comportamento do peludo, para ver se é compatível com o espaço que você poderá dar ao novo lar do pet.

 

Não se esqueça: apesar de algumas raças serem mais preguiçosas, todas precisam de atividades físicas e não devem ser deixados sozinhos por longos períodos de tempo, para preservar a sua saúde física e mental!

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *