cães e gatos podem subir no sofá e na cama

 Cães e gatos podem subir no sofá e na cama?

Quando temos nosso bichinho em casa, uma das primeiras coisas que são feitas quando são filhotes é colocá-los pertinho de nós, no sofá ou na cama, mantê-los no colo por muito tempo e enche-los de mimos.

Mas, assim como crianças, os animais aprendem conforme ensinamos e podem vir a ter até problemas de disciplina, dependendo da maneira como os criamos.

Nesse contexto, a pergunta que não quer calar é: Será que tem algum problema deixar os animais dormirem na cama e no sofá? Confira mais abaixo!

Conversar com todos os membros da família é fundamental

Nós amamos nossos bichinhos e os queremos perto a todo instante, mas é importante lembrar que há pessoas a nossa volta que podem não gostar tanto de ter o cachorro ou o gato tão perto assim. Para um melhor convívio entre as pessoas da família, a melhor opção para resolver qualquer problema é a conversa.

Quando o cãozinho ou o gatinho chegar em casa pequeno, converse com sua família sobre isso e entenda a necessidade de cada um. Caso haja alguém da casa que não goste ou se incomode, não se sinta mal pelo animalzinho, ele no chão ou na cama/sofá, te amará com a mesma intensidade.

 

Ensine aos animais quais os lugares permitidos e os proibidos

Se o cão ou o gato tem uma personalidade dominante, deixa-lo dormir na cama ou sofá, que é um lugar mais alto e aparentemente privilegiado, vai agravar a situação. Os animaizinhos que sofrem de ansiedade e falta de seu dono, também podem sofrer por subir nesses lugares, também agravando ainda mais esses sentimentos. Nesses casos, é comum que o dono permita que o animal suba quando ele está presente ou quando fica com pena.

Mas deixar que eles subam só de vez em quando é um erro que não deve ser cometido. O animalzinho não consegue assimilar o porquê de algumas vezes ele poder subir e em outras não, e essa indecisão pode causar neles frustrações e até agressividade.

Se quando pequenos os carregávamos no colo e o colocávamos no sofá ou cama para brincar ou fazer carinho, quando crescem eles continuam subindo por conta do hábito. A melhor opção é desde pequeno acostuma-lo a ficar no chão, evitando o contato com os lugares altos e acostumando dar carinho e fazer brincadeiras no chão para que ele associe a algo positivo.

Mas nem sempre são filhotes que temos em casa, não é? Se você já tem seu bichinho grande e quer acostuma-lo, a melhor opção é o surpreender assim que ele subir no sofá ou na cama. Se você faz quando ele já está lá há algum tempo, ele não vai entender nada de sua repreensão. Por isso, espere que ele suba, aproxime-se, chame-o para descer sem violência ou agressividade e depois diga um “NÃO” firme. Quando ele deixa de subir em algo, dê um petisco como prêmio para que ele entenda que obedecer é algo bom.

Outra opção é colocar um pano de proteção no sofá ou cama e borrifar um aromatizador contra os bichinhos, eliminando o rastro deles e, consequentemente, os afastando do lugar. Depois de conseguir deixa-los longe dos lugares, é importante manter com firmeza essa decisão. Caso não tenha tido sucesso em nenhuma das opções, chame um adestrador.

É claro que devemos considerar que é quase impossível que o cachorro ou gato já entenda e assemelhe de primeira que não é permitido subir nos lugares indicados, mas como em tudo que envolve nossos bichinhos, paciência e dedicação é fundamental nesse processo de reaprendizado.

 

Caso subir seja permitido, use capas protetoras!

Talvez em sua casa a família toda goste dos bichinhos mais perto e os pequenos (ou grandes) não possuem traços de ansiedade nem dominância em casa, por isso o problema de deixa-los subir não existe. Nesse caso, aproveite o seu cão ou gato pertinho de você de uma forma que ele tenha o próprio cantinho e você continue com o seu.

As capas protetoras encontradas no mercado são ótimas para manter seu móvel sempre novo e pronto para receber o seu bichinho de estimação. Além de continuar sendo muito aconchegante e manter a beleza no local, já que costumam ter várias opções que podem ser escolhidas de acordo com a decoração da sua casa.

Encontramos também capas impermeáveis, para aqueles bichinhos que amamos, mas que nos cansamos de ter que limpar toda semana um xixi diferente em cima da cama ou do sofá. Caso ensinar e repreender não foram o suficiente, para evitar desconforto com o cheiro e a necessidade de limpar é mais prático ter em mãos a capa impermeável. É uma ótima solução!

 

Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais e visite nossa loja!

Comment ( 1 )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *