a ascensao do mercado pet no brasil

A ascensão do mercado PET no Brasil

A ascensão do mercado para os animais de estimação é algo inegável nos últimos anos, principalmente no cenário nacional. As pessoas têm cada vez mais o costume de adotar um bichinho para fazer parte da família. E a busca pelos produtos específicos para esses novos membros da família tem sido uma interesse crescente nessa década.

Recentemente, o IBGE divulgou que existem mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação só no Brasil. Números como esses impressionam e ajudam a entender o sucesso do mercado pet. Tal negócio tem previsão de faturamento de 19,2 bilhões de reais, que representa um aumento de em média de 7% em relação ao ano passado. Esse fato prova que o setor avança, apesar da crise que o Brasil tem vivido nos últimos anos.

Além dos conhecidos gatos e cachorros, temos que considerar nesse cenário, também, os pássaros, hamsters, coelhos e outros pets que, apesar de não serem tão comuns, também fazem parte deste nicho de animais de estimação.

Com esse cenário, é possível perceber que os tutores dos pets têm modificado o seu comportamento como consumidor. Eles estão se preocupando, cada dia mais, com o bem estar dos animais. Muitas pessoas, agora, criam os seus pets dentro de casa e, por isso, eles pensam em adquirir acessórios específicos para o conforto dos seus melhores amigos. E mais, para casais que optam por não ter ou não podem ter filhos, no momento, um animalzinho de estimação pode preencher o vazio da casa.

 

Produtos específicos para PETs

O mercado pet, que antes se resumia a produtos alimentícios, como rações e similares, agora abrange uma infinidade de produtos. São camas, coleiras-guias, roupas, brinquedos e até mesmo acessórios protetores para carros, tudo isso para que os pets tenham conforto, diversão e segurança.

 

Pet Food

O segmento conhecido como Pet Food, que abrangem alimentos específicos para cães e gatos que são rações, snacks, bifinhos, biscoitos e petiscos em geral, ainda, é o principal responsável pelo faturamento do segmento, com 67,6% de vendas totais. Atualmente, existem diferentes tipos de rações, como as rações Premium e rações específicas para animais castrados. Reforçando o fato de que os produtos para pets estão cada vez mais diferenciados!

 

Pet Vet

Os medicamentos que estão no segmento conhecido como Pet Vet, que comercializam remédios específicos para uso veterinário, já são a parcela de 8,1% do faturamento total do segmento.

Os produtos farmacêuticos animais são inovadores no mercado e surgem como remédios específicos para a saúde dos animais, que antes, muitas vezes, consumiam remédios para humanos, considerados nocivos à saúde dos animais, justamente por conta da diferença do nosso organismo para o deles.

Além disso, existem os medicamentos e produtos para tratar problemas específicos dos pets, como remédios ou sabonetes e shampoos contra pulgas, carrapatos e sarnas, além de medicamentos para interromper ciclo de coceira e inflamação associado às alergias.

 

Pet Serv

O segmento do Pet Serv é o que oferta serviços específicos para os pets. Esses serviços incluem adestramento, hotéis e até mesmo creches para os animais. Embora não seja um consenso entre as pessoas, esse segmento está crescendo consideravelmente, visto que já é responsável por 16,2% do faturamento do setor, ficando atrás apenas dos produtos de alimentação.

Serviços de creche e hotel estão se popularizando bastante, visto que muitas pessoas que moram sozinhas não têm com quem deixar os seus animais de estimação, para poderem trabalhar ou mesmo quando querem viajar.

 

Pet Care

Por último, o ramo Pet Care é o que oferece mercadorias para cuidados com os animais, como produtos de higiene e acessórios de utilidade e beleza. Esse já o setor que ocupa a terceira colocação em faturamento, representando 8,1% do total. São shampoos, sabonetes, camas, coleiras-guias, guias de transportes, roupas entre outros que têm movimentado bastante esse segmento no mercado.

 

Tudo isso mostra, como a preocupação com relação ao bem estar animal está aumentando a cada dia. Já é uma realidade para o mercado brasileiro. As expectativas é que o segmento cresça ainda mais, visto que aumenta progressivamente o número de pessoas que estão escolhendo ter um companheiro de quatro patas para animar o seu lar.

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *