A importância dos passeios para os cães

A importância dos passeios para os cães

Levar o cão para passear é muito importante para a sua saúde física e mental. A rotina de caminhadas regulares faz com que os peludos gastem a energia acumulada, evitando a hiperatividade dentro de casa, e os mantenha em forma, evitando a obesidade canina.

Além de controlar o peso, os passeios são essenciais para garantir um bom preparo físico e cardiopulmonar dos pets, e evita problemas nas articulações, o que melhora muito a sua qualidade de vida e o mantém saudável.

A atividade gera estímulos sensoriais, pois sair de casa faz com que o cão explore coisas e ambientes novos, com cheiros e sons diferentes. O contato com o mundo torna o animal mais sociável e é uma parte importantíssima da sua natureza.

Os passeios também evitam comportamentos destrutivos. Geralmente, os cães saem roendo e destruindo tudo o que veem dentro de casa por tédio e ansiedade, já que passam o dia todo trancados e acumulam muita energia, sem ter aonde gastá-la, o que os deixam tensos.

Então, essas saídas aliviam o estresse dos peludos e controlam seus níveis de energia, deixando-os mais tranquilos e os seus móveis e objetos pessoais intactos.

A frequência é outro fator importante. O ideal é que você leve seu pet para passear todos os dias, pelo menos para uma volta no quarteirão. E preste atenção no ritmo, para não exigir demais do animalzinho.

É preciso, também, tomar alguns cuidados especiais na hora de levar o cão para dar uma voltinha:

  • Evite horários muito quentes, especialmente no verão, pois o asfalto pode queimar e machucar as patinhas do pet. Opte por horários pela manhã ou ao anoitecer;
  • Sempre leve água junto para manter seu amigo hidratado;
  • Faça checkups no veterinário para ter certeza de que está tudo bem e mantenha as vacinas sempre atualizadas, para evitar que o cão contraia qualquer tipo de doença na ruas;
  • Leve saquinhos para recolher as necessidades do pet.

Agora só falta mais um detalhe importante antes de levar seu cão para passear: vesti-lo com uma coleira e guia. Esses acessórios são importantes para garantir a segurança do pet e o controle do tutor durante a saída.

Há diversas opções no mercado e cada uma se ajusta melhor de acordo com o comportamento do cão. Nós publicamos aqui no blog quais são os tipos de coleira e os tipos de guia existentes. Confira qual é a mais adequada para o seu melhor amigo!

Assim, o passeio se torna uma atividade prazerosa e tranquila para todo mundo!

Comment ( 1 )

  • Andréa Lima Leal

    Pois eu levo as minhas 3 cadelinhas para passear 3 vezes por dia. A mais velha já entendeu que deve esperar para fazer as necessidades na rua, mas as duas mais novas fazem em casa, no jornal e usam o passeio só para cheirar e explorar. Raramente fazem xixi . Como eu faço para elas entenderem que passear significa “ir no banheiro”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *