Como Fazer o Filhote Parar de Chorar Quando fica Sozinho?

A chegada de um cãozinho em casa é um motivo de muita alegria e felicidade, não é mesmo? Mas, para os bichinhos, esse é um momento de adaptação, às vezes delicado e difícil.

Não é raro que eles demonstrem isso com algum sofrimento, podendo chorar, mostrar irritação, medo, não se alimentar, etc. Isso pode deixar o tutor apreensivo, já que ele não sabe como fazer o filhote parar de chorar quando fica sozinho.

Primeiro, saiba que o processo de adaptação é algo normal. Além disso, existem ações que você pode aplicar para fazer com que o animal se sinta mais confortável na nova casa.

Então, se você está passando por essa situação, continue a leitura e descubra quais as causas desse quadro e as possíveis estratégias para adotar!

Por que os filhotes de cães choram?

Os cães são animais muito sociais, por isso, eles desenvolvem laços muito fortes e profundos com seus tutores, papais ou mamães. Essa é uma das características que os tornam tão amigos do homem. Já os filhotes ainda mantêm relações com a matilha ou o grupo onde nasceram. Assim, uma das causas de choro do filhote é a separação do seu grupo social natural [1].

Porém, há outros motivos que podem levar seu cãozinho ao choro. O primeiro deles é a de que o pet ainda não se sente à vontade, seguro ou protegido no ambiente. Além disso, o choro pode representar dor, sede ou fome, o que pode ser facilmente resolvido com um maior cuidado à alimentação do filhote.

O seu cachorro também pode utilizar o choro como um instrumento de manipulação para ganhar mais carinho e atenção. A ansiedade da separação canina é outro fator muito comum que leva os cães a chorar. Aqui no Blog da Líder da Matilha já cuidamos desse assunto. Não deixe de conferir.

Quanto tempo demora para o cachorro se acostumar a ficar sozinho?

O ideal é que, após a chegada ao lar, o cachorro tenha sempre companhia durante as primeiras 5 ou 7 semanas. É esse o período de aclimatação do animal no novo ambiente.

O período de adaptação é muito importante para que o cachorro se sinta seguro e confortável com a casa nova. Por isso, deixá-lo sozinho pode trazer a sensação de solidão e desproteção, ou seja, gatilhos para que ele chore por atenção.

Como fazer o filhote parar de chorar a noite?

Um filhote que chora muito a noite provavelmente está vivendo as emoções da separação de sua mãe e irmãos da matilha. Assim, o que você precisa fazer é estabelecer estratégias para que ele se sinta cada vez mais parte da nova família.

Então, coloque a cama dele não muito afastada do local onde você dorme, o que vai deixar seu aumigo mais seguro durante a noite. Deixe um urso de pelúcia ou algum brinquedo que possa simular o corpo da mãe dele ou dos irmãos. A ideia é que o bichinho tenha uma fonte de calor afeto e companhia.

Não esqueça de oferecer muito carinho a ele durante esse período. Aproveite seu tempo vago para passar alguns minutos com ele, o recomendado é no mínimo 30 minutos. Isso ajuda o cão a se “enturmar” e é o momento no qual ele sai do tédio.

O que fazer quando o choro do filhote for repentino?

Se o cão não chorava ou vocês já tinham vencido a fase da insegurança, mas ele voltou a chorar do nada, fique atento. Faça uma boa verificação no pet. Ele pode estar com dor ou com algum tipo de mal estar.

Então, ao perceber que o cãozinho chora ou sente alguma sensibilidade quando você toca suas patas ou outra parte do corpo, procure um médico veterinário. Para se informar mais, vejas as doenças de cachorro mais comuns aqui mesmo no blog.

5 estratégias para acostumar o cachorro a ficar bem sozinho

Que tal descobrir 5 estratégias para fazer o filhote parar de chorar quando fica sozinho? Aplique as estratégias e vá estudando o comportamento do seu filhote.

Faça adaptações e peça ajuda, se for preciso.

1. Deixe ele sozinho aos poucos

Uma maneira de preparar o cachorro para os momentos em que você estará fora, é treinando. E, isso é muito tranquilo de se fazer. Comece oferecendo algum objeto para que ele brinque sozinho.

Pode ser um ossinho, uma bola (cuidado com o material e o tamanho dela), etc. Depois, deixe o animal brincando sozinho e vá para outro ambiente da casa.

Quando passar alguns minutos, volte de novo para perto dele, mas sem fazer alarde. A ideia é transmitir ao filhote que tanto a sua chegada quanto a partida são coisas naturais. E que ele está protegido dentro de casa.

Seu animal pode ficar muito ansioso quando percebe algum estímulo comum nesses momentos. Por isso, preste atenção na reação dele quando você calçar sapatos ou pegar as chaves para sair. Sinais como respiração ofegante ou salivação excessivamente na hora de sair podem indicar problemas [2].

Se perceber alguma diferença, vez ou outra pegue ou balance as chaves ou calce sapatos e fique dentro de casa, para que ele perceba que tudo isso é natural e não há com que se preocupar.

2. Leve seu cão para fazer atividade física

Inserir atividades físicas na rotina do cão e na sua é uma estratégia importante para fortalecer os laços entre vocês. Sem contar que contribui com a saúde de todos, não é mesmo?

O ideal é que ela aconteça antes de você se ausentar para o trabalho ou outro compromisso. Então, faça um passeio longo, brinque no parque ou tenha uma corrida mais intensa com seu aumigo.

Depois disso, é provável que a energia dele fique mais baixa, reduzindo a sensação de ansiedade.

3. Volte para a casa tranquilamente

Evite chegar em casa e fazer aquela festa. A vontade pode ser muito grande, mas tenha em mente que esse é um comportamento que deixa o pet bem agitado e pode se tornar uma rotina. Ou seja, é um estímulo à ansiedade da separação.

Dessa forma, chegue naturalmente, como se nada tivesse acontecido. Quando o cachorro se acalmar, aí sim dê toda atenção para ele. Com isso, o cãozinho vai entender que não precisa ficar desesperado para ter seu amor!

4. Outras estratégias para acostumar o cão a ficar sozinho

Existem casos mais graves de sofrimento quando o cachorro fica sozinho. Há situações em que os cães podem latir muito ou mesmo chorar quando está sozinho e por longos períodos, chegando a despertar a atenção dos vizinhos.

Uma boa estratégia são as creches para cachorros. Eles podem passar dois ou três dias por semana brincando e interagindo com outros cães. Em casos mais graves ainda, converse com um médico veterinário de sua confiança. Ele pode recomendar alguma medicação para deixar o pet mais calmo.

Verifique também a possibilidade de contar com um adestrador profissional para ajudar você e o cachorro nessa tarefa. Então, o que acha de tentar algumas dessas ações para que o filhote se sinta cada vez mais parte da família? Sem dúvida, quanto mais dedicado você for à recepção dele, mais rápido os efeitos vão começar a aparecer.

4. Deixe o ambiente preparado para sua saída

Uma boa estratégia na hora de sair é evitar a dor da partida, ou seja, evitar as cenas tristes e longas. Além disso, prepare o ambiente com brinquedos e petiscos que ele mais gosta.

Essa é uma boa forma de evitar que seu cachorro destrua tudo quando você sai. Que tal conferir dicas de acessórios para diminuir a ansiedade do cachorro? Veja as opções aqui mesmo no blog!

Na hora da saída, aja naturalmente e tente sair quando o cachorro estiver distraído. Essa é uma ótima forma de acostumar o cachorro a ficar sozinho.

Por aqui, espero que essas dicas deixem sua família cada vez mais unida e feliz! Não deixe de acompanhar mais dicas, conteúdos e informações de valor nas nossas redes sociais.

Até a próxima!

Referências:

[1] BAMPI, Giulia. Síndrome de ansiedade de separação em cães. 2014. Disponível em:<https://lume.ufrgs.br/handle/10183/106627>. Acesso em:29/09/2022

[2] DALZOCHIO, Débora Luiza; MIRA, Anabella. Fatores relacionados com a Síndrome da Ansiedade da Separação Animal. Revista Cultivando o Saber, v. 7, n. 4, p. 86-95, 2014. Disponível em:<https://cultivandosaber.fag.edu.br/index.php/cultivando/article/view/619/531>. Acesso em:29/09/2022

Deixe um comentário