Saiba mais sobre os remédios para sarna em cachorro na Líder da Matilha

A sarna em cachorro é uma doença comum e muito falada nas rodinhas de tutores. Ela causa uma série de problemas nos pets, como coceira, irritação na pele, descamação, ferimentos e estresse.

Dessa forma, é preciso ter uma série de cuidados para evitar que o nosso animalzinho se contamine ou desenvolva essa patologia.

Porém, quando o nosso cão apresenta a sarna, quais são os principais remédios que usam? Como é feito o tratamento? Tem medicações caseiras para ajudar na recuperação? São muitas as dúvidas, só que precisa ter calma e não tomar atitudes por impulso.

Para te ajudar, trago um conteúdo completo que vai te ajudar a entender mais sobre os remédios para sarna e qual é o seu tratamento. Continue lendo!

Quais são os remédios para sarna em cachorro?

Vale lembrar, que qualquer medicamento que for utilizado no tratamento da sarna do seu pet deve ser prescrito por um médico-veterinário. A partir disso, é usual ver algumas soluções populares entre os veterinários como:

Injeção para sarna

O tratamento injetável é um dos mais tradicionais, utilizando a ivermectina. Ele é uma das maneiras mais eficazes de eliminar os agentes, parasitas e ácaros, causadores da sarna.

Tratamento com medicamentos via oral

Os medicamentos via oral/comprimidos são outra forma de manter os cuidados sem recorrer a injeções. Assim, os remédios à base de fluralaner são os mais recomendados para tratar a sarna demodécica.

Outra opção que demonstra bons resultados é a aplicação de remédios à base de moxidectina por meio de uma pipeta, aquele aparelhinho usado para liberar uma gotinha de cada vez.

Tratamento de doenças paralelas

A sarna também pode ser sinal de outras doenças, sendo necessário verificar e tratar diferentes pontos da saúde do seu animalzinho. Dessa forma, é preciso analisar se o seu cachorro está com ansiedade, depressão ou níveis altos de estresse.

Além disso, é preciso fortalecer o sistema imunológico com uma alimentação reforçada e uso de vitaminas. Com esses cuidados, a recuperação do cão, durante e após a sarna, será mais rápida.

Uso de anti-inflamatórios e antibióticos

Os anti-inflamatórios e antibióticos são usados para curar as possíveis feridas que surgem durante essa infecção parasitária. Reduzindo a probabilidade de seu pet se contaminar com outras bactérias, piorando o estado das feridas.

Banhos com produtos específicos

Os produtos acaricidas ou sarnicidas são fundamentais em todo o processo de cura do seu pet. A base principal é de Amitraz, como o famoso Triatox. O uso desse produto é importante para os banhos higiênicos do seu cachorro e deve ser sempre receitado por um veterinário.

A solução tem uma diluição média de 4 ml em 1 L de água. Essa mistura é aplicada após o banho do cão, que deve ser feito com água morna e sabão neutro, removendo todas as impurezas e bactérias antes da aplicação da medicação.

Após a limpeza e enxágue do animal, derrame a solução pelo corpo do cãozinho e passe por todo o corpo dele. Deixe secar naturalmente para ter uma boa penetração do produto. As repetições desse processo variam conforme a prescrição do veterinário.

Existe remédio caseiro para sarna de cachorro?

Não há remédio caseiro para tratar sarna em cachorro. O mais indicado é buscar profissionais que indiquem remédios produzidos em laboratório.

Os tipos de sarna precisam de cuidados específicos, para evitar a evolução da doença, isso é possível com a abordagem de um veterinário.

Uma forma de melhorar o conforto do seu pet é buscar produtos caseiros, como a camomila, para aliviar a coceira. Assim, o seu animalzinho terá menos lesões causadas por esse sintoma. Porém, mantenha a atenção para as possíveis reações alérgicas e prepare um lugar correto para o seu cão dormir.

Quanto tempo leva para curar a sarna em cachorro?

A recuperação dos casos de sarna muda conforme o tipo da doença, estágio de contaminação e imunidade do animal. Dessa maneira, a sarna sarcóptica e otodécica têm uma duração média, seguindo um tratamento correto, de até 4 semanas. Já a recuperação das feridas leva um maior tempo para cicatrização completa.

Já a sarna negra, conhecida também como sarna demodécica, é genética e não tem cura. Dessa forma, o seu tratamento é sobre os sintomas, garantindo que sejam leves quando aparecendo durante a vida do cãozinho, permitindo-o ter uma rotina tranquila e saudável.

E os casos de sarna generalizada?

A sarna generalizada é um caso mais grave dessa doença, normalmente dura um longo tempo da vida do cão, sendo preciso um tratamento mais intenso com remédios injetáveis, orais, vitaminas, anti-inflamatórios e antibióticos.

Esse estado é facilmente detectável, pois o corpo do animal fica com muitos pontos prejudicados, com ferimentos, falta de pelos, descamação e irritação. Com esse nível de doença, é comum que o animal esteja com problemas emocionais e de imunidade, que precisam de cuidados.

Durante essa situação, é preciso redobrar a atenção com o pet, realizando constantes visitas no veterinário para ter um encaminhamento eficaz. Além disso, os incômodos do seu cachorro são aliviados com banhos usando produtos adequados, antiácaro e tosas.

Gostou do conteúdo? Continue aqui na Líder da Matilha e encontre mais informações sobre dermatites em cachorro, quadros de ansiedade e estresse nos pets e outros cuidados com os nossos animaizinhos.

Te espero no próximo post!

Referências:

DE, B.; KERN, S.; ALEGRE, P. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO SARNA SARCÓPTICA: REVISÃO DE LITERATURA

ESTUDO TERAPÊUTICO DA SARNA SARCÓPTICA EM CÃES NA CIDADE DE RIBEIRÃO CLARO-PR STUDY ON THERAPEUTIC OF SARCOPTIC MANGE DOGS IN RIBEIRÃO CLARO CITY, PARANÁ STATE. [s.l: s.n.].

Deixe um comentário